Conteúdo de Marca

Muito prazer, somos a ACCREDITO- SCD. Mas o que é mesmo uma SCD? Saiba o que é esse tipo de instituição e por que é tão segura e ágil

UM CONTEÚDO ACCREDITO

Hoje no Brasil existem cerca de 1.200 fintechs, sendo que uma grande parte delas direcionada à concessão de crédito. Dentre os inúmeros arranjos societários que estas fintechs podem ter, e que lhes permite oferecer crédito a pessoas físicas e jurídicas, apenas duas estruturas de empresa têm, efetivamente, a chancela de serem reguladas pelo Banco Central do Brasil (vide Resolução 4.656 de 2018): as Sociedades de Crédito Direto (SCD) e as Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP).

A ACCREDITO é uma das 53 SCD autorizadas pelo Banco Central a operar no Brasil e, dentre aquelas que são focadas em empresas, é uma das três maiores do país. “Entre todas as fintechs que atuam efetivamente como SCD, somos a que tem o ‘enxoval’ mais completo para MEIs e PME, que vai desde maquininha de cartão, a descontos de duplicata, de recebíveis, capital de giro e para investimentos, além de uma linha de microcrédito para mulheres empreendedoras”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da ACCREDITO.

As SCDs são instituições financeiras que realizam operações de empréstimo, financiamento e aquisição de direitos creditórios exclusivamente por meio de plataforma eletrônica e com o uso de capital próprio.

Em março do ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) editou a Resolução 4.792/2020 ampliando o escopo de atuação das SCD, para ajudar os pequenos empreendedores afetados pela pandemia da Covid 19. Com isso as SCDs passaram também a emitir cartões de crédito e financiar suas operações com recursos de repasses e de empréstimos originários do BNDES.

​ Além disso, a SCD pode prestar os seguintes serviços:

  1. análise e cobrança de crédito para terceiros;
  2. atuação como representante de seguros na distribuição de modalidades relacionadas às operações de crédito
  3. emissão de moeda eletrônica;
  4. emissão de instrumento de pagamento pós-pago (cartão de crédito). 

A ACCREDITO, ao receber a autorização do BACEN para atuar com SCD, obteve, também, a autorização para operar com Conta de Liquidação, o que lhe permite ter o seu próprio domicílio bancário e com isso independer dos bancos para realizar todas as suas operações, inclusive, prestar serviços de cobrança.

Leia também: