Fintechs apostam em influenciadores para aproximar marca do público

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O que Gisele Bündchen, Emicida, Tatá Werneck, Tais Araújo, Ivete Sangalo, Mumuzinho, Luciano Huck, Jojo Todynho e Criolo têm em comum? Sim, todos são artistas. Mas, mais do que isso, todos têm forte presença nas redes sociais e suas opiniões costumam ser repercutidas entre milhões de pessoas em todo o país e em todas as classes sociais. É justamente essa influência que tem levado bancos digitais e fintechs a “correrem” atrás dessas celebridades para fazer parcerias.

Uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media lembra que o poder do marketing de boca a boca não é novo. Na era digital, ele tomou outros contornos, com mais alcance e um novo nome: influência.

Segundo a pesquisa, 31% dos adultos são capazes de influenciar outras pessoas em relação a produtos financeiros, sendo que entre eles: 77% podem convencer outros com suas opiniões sobre algum tipo de produto, 45% podem dar uma grande quantidade de informações sobre algum tipo de produto, e 27% falam com muitas pessoas diferentes sobre algum tipo de produto.

De olho neste potencial dos influenciadores, bancos digitais e fintechs têm buscado associar sua marca a celebridades, influenciadores e a novas formas de comunicação para mostrar identificação com o público, cada vez mais diverso, potencializando, assim, sua comunicação. Isso é o que tem feito os bancos Nubank, C6, Agi, Pan, next, BV, iti e a fintech Mycon, entre outros.

A escolha por influenciadores é estratégica e leva em consideração a aderência que eles têm com a marca, com a missão, os valores e a mensagem que cada companhia quer transmitir. Para alguns dos executivos que conversaram com o Finsiders, o trabalho em conjunto com artistas e influenciadores proporciona, assim, uma experiência complementar, incluindo educação financeira.

No Agi (antigo Agibank), as ações com influenciadores costumam ser de curto prazo e estão sendo adotadas para inserir a cultura digital no banco, explica Natália Dias, diretora de marketing do Agi.

“A gente ainda estava bastante distante dessa cultura digital e o influenciador nos ajuda a criar um diálogo mais próximo com o nosso público, além de passar credibilidade e confiança.”

Para acelerar neste mundo digital e apresentar a nova marca e suas soluções, o Agi convocou um time de influenciadores composto por nomes como: Cleo Pires, Ary Fontoura, Catia Fonseca, Laura Brito, Mohamad Hindi e Mumuzinho.

O objetivo da campanha é ampliar o alcance dos produtos e dos serviços financeiros e não financeiros oferecidos pelo superapp que nasceu da evolução natural do banco digital Agibank e foi lançado ao mercado no final de agosto. Para se conectar de verdade aos brasileiros, foram selecionados influenciadores de vários Estados, faixas etárias e perfis diferentes que vão manter a sua linguagem e o seu estilo.

Quanto ao embaixador da marca, Natália lembra que é uma decisão estratégica e antecipa uma avaliação sobre a entrada de uma celebridade para o conselho de administração. “A gente avalia essa possibilidade, mas ainda não temos uma decisão tomada. Queremos uma pessoa que seja dona da sua vida, que lute pelos seus sonhos e conquistas, tenha uma visão estratégica e traga uma diversidade na narrativa”, aponta, acrescentando que essa pessoa também vai contribuir na criação de produtos, serviços e iniciativas para o público da marca.

A head de marketing do C6, Alexandra Pain, explica que o banco digital não trata influenciadores digitais como espaços publicitários, mas como parceiros que ajudam a traduzir a mensagem ou explicar os produtos para um público com quem mantêm uma relação de confiança e troca. É um trabalho de cocriação.

Em agosto, o banco lançou a primeira campanha com a modelo Gisele Bündchen, mas a escolha dela não tem relação com capacidade de engajamento nas redes, mas, sim, com identidade institucional.

Segundo ela, o trabalho de marketing com influenciadores digitais segue outros critérios e, por isso, também demanda atenção de uma equipe dedicada dentro do banco. “Em dois anos, já atuamos em parceria com mais de 100 influenciadores, que conversam com públicos distintos, como viajantes, investidores, comunidade trans. Por meio deles, conseguimos criar uma conexão imediata com comunidades de nosso interesse”, explica ao Finsiders.

Embaixadores e influenciadores: diferentes, mas complementares

Engana-se quem pensa que influenciador e embaixador da marca são a mesma coisa e têm as mesmas atuações. A superintendente de marketing do Banco Pan, Vivian Zwir Wertheimer, ressalta que cada um desempenha um papel específico, mas todos são complementares e importantes para o posicionamento da marca.

O Pan conta com Luciano Huck, Jojo Todynho e Criolo em seu “casting”, mas cada um tem uma função diferente. Huck é membro consultivo do conselho de administração e do comitê de marketing da campanha. Já Jojo é a embaixadora da marca e principal personalidade das campanhas. Criolo atua como orientador social e participa de toda a estruturação de projetos, ideias e caminhos para reforçar o empreendedorismo, incentivando a rede de apoio aos clientes e sociedade.

“Huck traz um olhar de negócios importante, como apresentador e empreendedor, a Jojo agrega descomplicando o ’economiquês’ direto para a realidade do nosso público, enquanto o Criolo nos auxilia, como orientador social, a ampliar a base de atendimento aos nossos clientes, ajudando para além da oferta de produtos e serviços”, explica Vivian.

No meio do ano, o Nubank trouxe para o seu conselho um nome de peso, a cantora e empreendedora Anitta. A reação de clientes e não clientes foi enorme, principalmente, pelo tamanho da fama da artista. O banco soube aproveitar a exposição inesperada e mostrou que a cantora veio para “colocar a mão na massa”.

No início do mês, o Nubank fechou uma nova parceria, desta vez com o cantor Emicida, cujo objetivo é gerar conexão com os brasileiros e reforçar a importância da educação financeira por meio da arte, cultura e vivências reais.

Para o CMO do Nubank, Arturo Nuñez, trabalhar com importantes influenciadores, como Anitta e Emicida, ajuda a alcançar um número maior de brasileiros.

“Cada pessoa tem uma maneira única de se conectar com a população. Trabalhar com influenciadores é uma maneira de alavancar essa conexão e tornar a educação financeira tangível para mais pessoas, pois eles têm uma linguagem mais acessível”, explica Arturo, ao Finsiders.

Ainda na linha de embaixadores, o next trouxe Tatá Werneck para representar a marca. A escolha da humorista, atriz e apresentadora levou em consideração o fato de ela ser uma pessoa querida por um público diverso, com uma linguagem divertida e que prende a atenção.

Para Renato Ejnisman, CEO do next, Tatá representa o que há de mais ágil, divertido e inteligente na comunicação com as pessoas. “São características que combinam com tudo o que buscamos para tornar a experiência do cliente a mais agradável possível. Ela atinge todas as idades e classes sociais.”

De acordo com Armando Areias, head de marketing do banco digital, a parceria com Tatá já gerou alguns resultados interessantes: no período de julho a agosto — época que a campanha foi ao ar –, a quantidade de usuárias mulheres ativas no next cresceu de 44% para 54%. “O número de downloads do nosso aplicativo entre mulheres também teve um salto de 60% para 68% no mesmo período.”

Areias ressalta, ainda, que o next tem embaixadores que conversam públicos mais específicos, como os gamers Nobru, FalleN e Cherryguumns, além da embaixadora Nataly Neri, que tem uma boa entrada entre o público jovem e aborda diversidade e questões sociais em suas redes. “Um perfil de criação muito legal para cocriar conteúdos de educação financeira, por exemplo.”

O Inter, que busca passar a mensagem de pioneirismo e múltiplas funções, contratou recentemente a cantora e apresentadora Ivete Sangalo para ser o rosto nas campanhas de ativações do superapp pelos próximos dois anos.

“Ivete é referência, uma das principais celebridades do Brasil, uma unanimidade e uma pessoa que, assim como o Inter, se comunica com todos, de todas as classes e de todas as idades. Ela é uma artista que se tornou completa ao longo de sua história, como o Inter. Ambos têm uma personalidade humana, alegre, próxima das pessoas”, afirma Priscila Salles, CMO do Inter.

O iti, banco digital do Itaú, chamou a ganhadora do BBB, Juliette Freire, para ser a ‘garota-propaganda’ da marca, que conta com outros 30 influenciadores, menos conhecidos do público geral, mas que conversam com moradores de várias comunidades e com jovens universitários.

Empatia também conta

Não são só as empresas que buscam celebridades alinhadas ao seu discurso, o contrário também ocorre. Isso foi o que aconteceu com o banco BV e a atriz Taís Araújo.

Segundo a superintendente de marketing, sustentabilidade, UX e CX do BV, Claudia Furini, a relação do banco com a atriz começou em 2020, quando Taís procurou a agência SunsetDDB para entender quais eram as ações que as empresas estavam fazendo para contribuir no enfrentamento da pandemia.

A partir daí, a atriz deu voz à campanha do BV contra a covid-19, além de doar o cachê para compor a doação em parceria com o banco, de R$ 1 milhão para a Central Única das Favelas (CUFA).

“Queremos uma parceria perene, sólida e que a Taís esteja presente em temas que ela tenha autoridade e interesse, gerando awareness, engajamento e consideração para cada um deles. A atriz terá participação na cocriação de produtos e serviços que tornem mais tranquila a vida financeira das pessoas e empresas”, explica a executiva.

A fintech de consórcios Mycon também entrou neste segmento de influenciadores e contratou o músico e vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, para ser a cara da marca.

O CMO do Mycon e um dos fundadores, Marcelo Kogut, explica que durante o processo de escolha da personalidade que faria a campanha da marca, o objetivo era encontrar alguém que já tivesse tido a experiência de ter um consórcio.

“Rogério já teve o consórcio. O primeiro carro foi comprado com consórcio. Experiência pessoal e familiar, além da empatia do cantor, nos levou a decidir por ele”, explica.

A campanha com o músico acaba de estrear em mídia off e on, TV e digital. Kogut revela que já está em negociação com Rogério para que ele se torne embaixador da marca. “Essa questão é para 2022, mas estamos em conversação para ele se tornar embaixador da marca e, eventualmente, até participar do ‘board’. Essa parceria tem condições para evoluir.”

*Alessandra Taraborelli é jornalista especializada em finanças e colaboradora freelance do Finsiders.

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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

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