Mercado Bitcoin compra exchange de Portugal e desembarca na Europa

(Conteúdo do Portal do Bitcoin, parceiro do Finsiders) A 2TM, holding que controla o Mercado Bitcoin, anunciou nesta quarta-feira (12) que está adquirindo uma participação majoritária na Criptoloja, uma exchange de ativos digitais sediada em Lisboa e que começou a operar em Portugal em julho de 2021. A operação ainda precisa de aprovação do Banco Central do país europeu.

A Criptoloja recebeu no ano passado a primeira licença para operar como exchange de criptoativos no país e a 2TM encara o negócio como uma via de acesso ao concorrido mercado europeu.

A holding pretende iniciar a sua expansão na Europa com uma operação “OTC like” (mercado de balcão) e, num segundo momento, levando a plataforma completa do Mercado Bitcoin também para o varejo e para investidores institucionais. A enorme quantidade de brasileiros vivendo em Portugal também é um incentivo.

“Vamos ter acesso ao mercado europeu com claras sinergias com nossa presença na América Latina, pois compartilhamos o mesmo idioma, marca reconhecida e oportunidades de cross-sell para clientes. Além disso, existem muitos brasileiros vivendo em Portugal que adorariam investir por meio de nossa plataforma”, afirma Roberto Dagnoni, CEO do Grupo 2TM.

Para o executivo, a 2TM vê muitas vantagens em operar em no ambiente em processo crescente de regulação da União Europeia.

“É uma trilha que buscamos no Brasil e entendemos que é o caminho para a institucionalização do mercado. Estar em Portugal é uma importante vantagem competitiva para grandes clientes B2B e operações OTC”, explica o executivo. Ele diz ainda que esse movimento estabelece presença da holding em um ecossistema de fintech e blockchain emergente na Europa, uma vez que Portugal é considerado um dos países mais amigos da criptografia naquele continente.

Luís Gomes e Pedro Borges, fundadores da Criptoloja, seguem à frente do negócio e vão liderar a expansão da 2TM no continente.

“Não há dúvida de que estar com uma companhia investida pelo SoftBank, ou de fundos como Tribe e 10T, contribui para a construção da nossa reputação em Portugal. Além disso, há a expertise da empresa na construção de uma exchange forte, a maior em ativos digitais de toda a América Latina, e com a clara missão de transformar o setor na Região. Queremos fazer o mesmo com Portugal e Europa”, diz Luis.

Leia também:

Mercado Bitcoin se aproxima do mercado regulado com aporte na SL Tools

Mercado Pago lança criptomoedas no app

BC da Espanha pede para bancos revelarem planos com criptomoedas

Controlador do Mercado Bitcoin recebe novo aporte de US$ 50,3 milhões