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É notável o interesse das pessoas mundo afora por serviços digitais de fintechs e bancos, um movimento que, você sabe, foi acelerado durante a pandemia.
Em relatório que acaba de ser publicado sobre tendências em aplicativos, a Adjust, plataforma de analytics para marketing mobile, mostra que globalmente as instalações de apps de fintechs cresceram 35% em 2021, na comparação com o ano anterior. O maior pico foi em novembro, 26% acima da média de 2021.
A maior quantidade de instalações de aplicativos de fintechs ocorreu na América do Norte, com alta de 69% ano contra ano. Na sequência, vem a América Latina, com aumento de 62%, refletindo o movimento de digitalização em serviços financeiros na região.
Dentre os aplicativos de fintechs, as verticais com número maior de downloads são as mais tradicionais, como apps de pagamentos (57%) e banking (34%). Já as plataformas de negociação de ações ficaram com 7% e 2%, respectivamente, do total de instalações.
Ainda de acordo com o levantamento, as taxas de retenção dos aplicativos de fintechs caíram lentamente desde o primeiro semestre de 2020, até dezembro de 2021 — período do estudo.
No segundo semestre do ano passado, a taxa de retenção dos apps de fintechs atingiu 23% um dia depois do download, percentual que cai para 16% no dia 7, para 13% no dia 14 e, finalmente, para 11% no 30º dia desde que o app foi instalado.
Em relação às sessões dos aplicativos, ou seja, o período em que os apps ficaram logados no celular, houve um aumento de 53%, globalmente. Na América Latina, esse índice mais do que dobrou, entre 2020 e 2021.
Globalmente, o tempo das sessões foi, em média, de mais de 7 minutos em 2021. Os aplicativos de criptomoedas tiveram a maior duração média, com mais de 15 minutos. O que é perfeitamente natural, dada a natureza da atividade.
“Em um app de pagamento, podem ser necessários apenas alguns segundos para uma tarefa ser cumprida, enquanto os investidores de ações ou cripto precisarão provavelmente de períodos mais longos para ações completas”, cita o relatório.
O estudo analisou, ainda, downloads de aplicativos de e-commerce e games. Para a análise, a Adjust considerou os top 2 mil aplicativos de sua base e um conjunto de dados de apps de 45 países, no período entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021.
No Brasil
Outros levantamentos buscam acompanhar o ritmo de downloads de aplicativos de fintechs e bancos digitais, além de instituições tradicionais. Mensalmente, o Bank of America (BofA) publica um relatório sobre o tema.
No último, referente a março, os bancos e carteiras digitais atingiram 24,7 milhões de downloads, um aumento de 20% em relação a fevereiro e alta de 12% na comparação ano contra ano. Os destaques do período foram Nubank e Bitz.
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