Pix é o segundo meio de pagamento mais aceito por e-commerces

O Pix tem agora uma adesão de 78%, mesmo percentual do boleto, de acordo com o estudo sobre pagamentos feito pela consultoria Gmattos

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” link_option_url=”https://transfeera.com/podcast/migracao-do-dinheiro-para-o-digital/” link_option_url_new_window=”on” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.17.4″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” global_colors_info=”{}”]

O Pix já é o segundo meio de pagamento mais aceito pelo e-commerce brasileiro. A modalidade tem agora uma adesão de 78%, mesmo percentual do boleto, de acordo com a edição de julho de um estudo sobre pagamentos feito pela consultoria Gmattos.

Em janeiro do ano passado, o Pix — que na época, tinha cerca de dois meses de vida, diga-se de passagem — era o quinto colocado no ranking, aceito por 16,9% dos comércios virtuais no Brasil, enquanto a aceitação do boleto era de 74,6%. Na edição de maio de 2022, enquanto o boleto ostentava uma aceitação de 76,3%, o Pix já atingia 74,6%. Em julho, ambos parearam nos 78%.

Fonte: Estudo de Pagamentos Gmattos
Fonte: Estudo de Pagamentos Gmattos

O forte crescimento tem a ver, inclusive, com o fato de vários lojistas oferecerem incentivos para os clientes pagarem por suas compras com Pix: descontos de 3% a 10% foram observados em 24% das lojas que aceitam a modalidade, um tipo de estratégia que vem se tornando cada vez mais comum, segundo o levantamento.

“Fica claro que o Pix se tornará a forma preponderante de pagamento à vista para os lojistas, mas não eliminará de vez os boletos”, analisa Gastão Mattos, cofundador e CEO da Gmattos, em nota.

Na liderança do ranking de meios de pagamento no e-commerce local, segue absoluto o crédito, com 98,3% de aceitação, mostra a pesquisa, que a partir desta edição também passa a monitorar o chamado ‘buy now, pay later’ (BNPL) — em outras palavras, o ‘crediário digital’.

De acordo com o estudo, em julho, 15,5% das lojas online ofereciam algum tipo de parcelamento do tipo BNPL. As ofertas nesse grupo foram por meio de bancos e crediário próprio (8,5%) e via fintechs (7% dos casos).

Em quarto lugar no ranking, aparecem as wallets, que apresentaram ligeira oscilação positiva entre maio e julho –- de 45,8% para 47,5%. O débito se mantém em quinto lugar, no patamar de 30%.

A edição de julho do Estudo de Pagamentos Gmattos analisou 59 lojas online de destaque no mercado brasileiro, dos mais diversos segmentos, as quais, juntas, representam 85% do comércio eletrônico do país. A maior parte das observações ocorreu entre os dias 01 e 02 de julho de 2022.

Popularização do Pix

Em menos de dois anos de existência, o Pix já bateu quase 132 milhões de usuários e mais de 478 milhões de chaves, de acordo com as estatísticas do Banco Central (BC), com dados até o fechamento de julho.

Um dos grandes desafios é justamente a aceitação do pagamento instantâneo no varejo (físico e online). Em lojas presenciais, as modalidades Pix Saque e Pix Troco — lançadas há menos de um ano — podem ajudar nesse sentido, mas ainda representam uma fatia ínfima do volume total de operações no Pix.

Em junho, último dado disponível sobre a totalidade das transações, foram 1,93 bilhão de operações, movimentando R$ 889,1 bilhões. No Pix Saque e Pix Troco, foram transacionados R$ 31,35 milhões em junho, volume que subiu para 37,4 milhões no mês passado.

Por outro lado…

Uma outra pesquisa, divulgada na semana passada pela empresa de software para bancos Temenos, mostrou que o Pix é o preferido para compras de impulso.

Levando em conta os três métodos mais usados – crediário, cartão de crédito à vista e Pix -, este último é usado por mais de 38% dos entrevistados.

(Conteúdo em parceria com o portal Fintechs Brasil)

Leia também:

A Pagaleve quer ser sinônimo de Pix parcelado no e-commerce — e em breve no varejo físico

Next conclui compra da Aarin e lança Pix no marketplace este mês

Artigo: O potencial impacto do Pix Garantido sobre os cartões de crédito

Pagamentos serão cada vez mais invisíveis e contextuais, diz especialista

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.16″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.16″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||” global_colors_info=”{}”]

Conteúdos produzidos por jornalistas do Finsiders e artigos exclusivos de executivos e especialistas no setor financeiro

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]