No Mercado Pago, 600 mil já usam soluções via Open Finance

Cerca de 3% dos créditos originados para vendedores do Mercado Pago já são orientados via Open Finance, informou o banco digital

Aos poucos, o Open Finance ganha força. Números divulgados pelo Mercado Pago, banco digital com 34,6 milhões de usuários no Brasil, evidenciam a curva de adoção entre os brasileiros.

Em primeira mão ao Finsiders, a empresa informa, por exemplo, que mais de 600 mil pessoas — entre consumidores e empreendedores — já são usuários ativos das soluções de Open Finance, recebendo ofertas com melhores condições de crédito e investimento, por exemplo.

Além disso, cerca de 3% dos créditos originados para vendedores do Mercado Pago já são orientados via Open Finance, em pouco mais de um mês de operação. E outros 360 mil vendedores já compartilharam suas informações com o banco digital.

“Com o apoio de tecnologias como machine learning e inteligência artificial, temos uma visão muito mais abrangente do cliente para sermos assertivos na oferta de crédito”, diz Priscila Faro, head de regulação fintech do Mercado Pago. “Veremos ainda mais benefícios com os avanços das agendas de investimentos e seguros, por exemplo.”

Um dos primeiros players a disponibilizar a iniciação de pagamentos — para depósitos em conta e no check-out do e-commerce –, o Mercado Pago já soma mais de 300 mil usuários nesse serviço.

“A iniciação de pagamento chega para substituir a transação de débito no e-commerce e promover uma experiência mais rápida e fluida dos pagamentos à vista com Pix”, diz Priscila. “Para isso, estão em discussão avanços para encurtar ainda mais o fluxo de transações com o Pix Copia e Cola no mundo online.”


Pop, pero no mucho

Nesta quarta-feira (1º), o Open Finance completou dois anos de operação. Ao todo, o sistema reúne cerca de 15 milhões de clientes únicos e 22 milhões de consentimentos ativos, conforme dados do Banco Central (BC). Mais de 800 instituições são participantes, incluindo bancos, fintechs e cooperativas de crédito.

Apesar do avanço célere comparado a outras experiências com Open Banking mundo afora, os desafios para que o tema se torne mais “popular” não podem ser ignorados. Uma pesquisa realizada no mês passado pelo próprio Mercado Pago, por exemplo, mostra que 44% dos brasileiros ainda não sabem o que é o Open Finance.

Entre os usuários que têm conhecimento sobre o termo, 76% acreditam que terão melhora da vida financeira. Além disso, 26% dos entrevistados já percebem as vantagens do Open Finance e citam ter tido acesso a uma oferta de conta melhor ou a uma opção de cartão de crédito com condições melhores a partir do compartilhamento de dados.

Leia também:

Executivos enxergam impacto do Open Insurance só a partir de 2025

Open Investments é urgente para aprimorar experiência de investidores

O que esperar do Open Finance e Open Insurance em 2023

Agora vai? Open Finance avança e casos de uso ganham força