PicPay está apto a operar iniciação de pagamentos

Com o PicPay, chega a 17 o número de instituições autorizadas a operar o serviço no âmbito do Open Finance

O PicPay acaba de se juntar a uma relação crescente de iniciadores de transação de pagamento (ITP). O super app concluiu as certificações e homologações necessárias e agora está apto a operar o serviço no âmbito do Open Finance, conforme divulgado hoje (10) pela Estrutura de Governança do sistema.

A entrada em iniciação de pagamentos já havia sido adiantada por Thiago Alvarez, executivo responsável pelo Open Finance na fintech, numa entrevista ao Finsiders em outubro do ano passado. O PicPay já opera como instituição de pagamento (IP) regulada, além de ter licença de banco múltiplo (PicPay Bank).

Parte da fase 3 do Open Finance, a iniciação de pagamento elimina diversas etapas para que uma transação aconteça, sempre com o consentimento do usuário. Na prática, é possível dar o “comando” para que uma transação ocorra fora do ambiente bancário, por exemplo, em e-commerces.

Com o PicPay, chega a 17 o número de instituições a operar o serviço de iniciação. Além do super app, fazem parte da lista grandes bancos como Bradesco, BTG Pactual, Banco do Brasil e Itaú Unibanco, bancos digitais como Mercado Pago e Inter, além de fintechs como Quanto, Efí (antiga Gerencianet) e Celcoin, entre outros.

Com o avanço do Pix e do Open Finance, a tendência é que esse tipo de serviço ganhe ainda mais tração e novos casos de uso sejam explorados. Um dos mais conhecidos é o check-out em e-commerces e marketplaces, mas há outras possibilidades via iniciação, como depósito em conta (cash-in), pagamento de contas de utilities etc.

O mercado também espera uma quantidade maior de players nos próximos meses. Um dos motivos para isso é a permissão dada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para que fintechs de crédito (SCDs e SEPs) também atuem como ITPs.

No PicPay, Open Finance é “raiz”

Ao comprar o Guiabolso, aplicativo de gestão financeira pioneiro na tecnologia de compartilhamento de dados, o PicPay deixou claro que queria ser protagonista no Open Finance. Desde então, a empresa vem adicionando novas funcionalidades, como um ambiente de gestão dos consentimentos e uma ferramenta de gestão financeira, herdada do próprio Guiabolso.

Quando conversou com o Finsiders, em outubro/22, Thiago explicou que o objetivo do PicPay é desenvolver uma infraestrutura de Open Finance que permeie toda a empresa. “A ideia aqui é que o Open Finance passe por toda a jornada do cliente do PicPay“, disse. “Estamos tentando resolver as coisas de forma estrutural.”

Leia também:

Por que o PicPay está absorvendo a área de varejo do Original

Novas instituições estão aptas a operar iniciação de pagamentos

Inter estreia no Open Finance e vai colocar iniciação de pagamentos no marketplace

Conheça casos de uso possíveis com a iniciação de pagamentos