IPVA

Dono do Sem Parar compra controle da fintech Zapay

Especializada em consultas e pagamentos de débitos de veículos, incluindo IPVA, a Zapay manterá autonomia e marca

Imagem: Divulgação/Sem Parar
Imagem: Divulgação/Sem Parar

O grupo norte-americano Fleetcor, dono do Sem Parar, anunciou nesta terça-feira (5) a compra do controle da Zapay, fintech com foco em proprietários de veículos. Detalhes como o valor do negócio e o tamanho da participação acionária da companhia na startup não foram revelados.

Com a transação, a Zapay preservará sua marca e autonomia, permitindo que a equipe continue liderando as operações. A ideia é que a fintech contribua com a estratégia do Sem Parar em se tornar o maior hub de soluções para automóveis no Brasil. A companhia, aliás, tem feito movimentos na direção para ser um super app nesse segmento.

De acordo com Humberto Menusier, presidente de estratégia e investimentos da Fleetcor, a aquisição amplia o portfólio de serviços do Sem Parar e impulsiona a oferta de soluções de mobilidade mais eficientes e conectadas. “A sinergia entre as duas empresas cria uma integração perfeita de soluções de pagamento digital e gestão de mobilidade, proporcionando aos usuários uma experiência unificada e conveniente.”

Callebe Mendes, CEO e cofundador da Zapay, afirma que o propósito da empresa é reduzir os custos e a burocracia para se ter um veículo no Brasil. “Começamos por serviços relacionados ao Detran. Agora, integrados ao ecossistema Sem Parar, iremos avançar com essa visão para trazer ainda mais produtos que ajudem o motorista brasileiro.”

Contexto

Fundada em 2017, a Zapay oferece consultas e pagamentos de débitos de veículos, incluindo IPVA, licenciamento e multas. Desde janeiro de 2023, possui credenciamento na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o que lhe permite atuar no parcelamento de débitos veiculares em todo território nacional. Atualmente, tem mais de 15 milhões de usuários.

Em novembro de 2023, a fintech chegou a obter autorização do Banco Central para operar como instituição de pagamento (IP). Porém, recuou e pediu o cancelamento da sua licença menos de dois meses depois. O Sem Parar, por sua vez, tem há cerca de dois anos o aval para funcionar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), modalidade que permite oferecer crédito com recursos próprios.

Este é um espaço editorial em que o Finsiders Brasil tem independência na escolha das notícias. Os conteúdos da marca patrocinadora são sempre identificados como “Conteúdo de marca”.