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Open Co capta FIDC de R$ 50 milhões para expandir crédito a pequenas e médias empresas

A investida da fintech no segmento ocorre alguns meses após a fusão com a BizCapital, especializada em empréstimos e capital de giro para esse público

A fintech Open Co anunciou a captação de R$ 50 milhões por meio de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com o objetivo de expandir no segmento de crédito para pequenas e médias empresas (PMEs). A operação teve liderança da Empírica Investimentos. Em entrevista ao site Startups, Luiz Leite, head de investimentos da Open Co, disse que novas emissões devem ocorrer ao longo deste ano.

O investimento no segmento de pessoa jurídica ocorre alguns meses após a fusão da startup com a BizCapital, especializada em empréstimos e capital de giro para empresas de pequeno e médio portes. Com o negócio, a Open Co absorveu uma base de mais de um milhão de CNPJs cadastrados.

Antes da fusão, a Open Co já tinha um FIDC voltado para crédito para pessoas físicas. No fim do ano passado, lançou o segundo fundo focado exclusivamente na base de clientes PJ da Biz, explica Luiz. De acordo com o executivo, a maior parte dos recursos do novo FIDC será usada para renovação de clientes que já fizeram algum tipo de operação de grande volume.

“As duas empresas começaram com empréstimos grandes: o empréstimo pessoal, do lado do consumidor, e o capital de giro, nas empresas. O ticket médio do capital de giro é de R$ 100 mil a R$ 150 mil. A ideia é voltar nesses clientes e oferecer um novo capital de giro”, afirma Luiz.

Novos produtos

Futuramente, a ideia é criar um FIDC para produtos mais curtos de pessoa jurídica, avalia o head de investimentos. Hoje, os recursos para esse tipo de operação são adquiridos por meio de uma debênture.

Ao longo do ano, a Open Co planeja lançar um produto de “buy now, pay later” (BNPL) para as PMEs, com foco na captação de novos clientes. “Ou seja, ao invés de pagar à vista ou usar o cartão de crédito, o empreendedor vai poder parcelar com a Biz Capital. O ticket médio provavelmente vai ficar na faixa de R$ 2 mil. É a porta de entrada do cliente novo da empresa”, aponta.

A novidade faz parte da estratégia da fintech de usar produtos de entrada para clientes novos, com tickets médios mais baixos. A ideia é que, conforme os clientes se mostrem bons pagadores, a Open Co passe a oferecer valores mais altos. “Essa estratégia é bem importante para a gente. Com isso, conseguimos fazer aquisição de clientes de forma barata, e vamos trabalhando esses clientes dentro de casa, até o capital de giro, com valor mais alto e um prazo de dois anos.”

*Conteúdo publicado originalmente no site parceiro Startups.