Porto Seguro entra em aluguel e competição aumenta entre proptechs

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”Linha” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.14.2″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” global_colors_info=”{}”]

Ser só seguradora é coisa do passado. A Porto Seguro anunciou nesta quarta-feira (13) o lançamento do Olho Mágico, sua plataforma própria para aluguel de imóveis, esquentando a concorrência entre as proptechs. O site da Porto entrou no ar com mais de 40 mil anúncios publicados e um reforço para impulsionar o crescimento: a aquisição da Nido Tecnologia, empresa paulistana focada em sistemas de gestão para imobiliárias.

Segundo destaca a Porto em comunicado, a plataforma chega após um longo período de testes e aprimoramentos, cujo objetivo é construir uma experiência “mágica” em conjunto com imobiliárias e corretores de seguros. A questão é como isso fará a diferença, ainda mais em um mercado disputado por diversas proptechs, como QuintoAndar, Loft, VivaReal e outras. Mesmo assim, a empresa está animada.

“Mesmo em fase de testes, antes do lançamento oficial, alcançamos números impressionantes. Foram 5 mil contratos fechados no período, mais de 40 mil anúncios e centenas de imobiliárias cadastradas. Para os próximos meses, o objetivo é seguir aprimorando nossos serviços”, destaca Vicente Conde, head do Olho Mágico.

Outro gancho para a Porto é a inclusão de opções de seguro-fiança, um de seus principais produtos no mercado, dentro da plataforma. O plano da nova empresa é unificar serviços dentro da plataforma, começando pelo aluguel até a escolha de garantias e contratação – o famoso “one-stop-shop”.

Investindo em tech

Para ajudar no trabalho de buscar mais anunciantes e digitalizar um maior volume de imóveis em diversas imobiliárias em todo o país, a Porto começou a fazer aquisições. A compra de 100% da Nido, empresa focada na digitalização de imobiliárias através de sistemas como CRM e ERP, é o primeiro movimento nesse sentido. A aquisição não teve o valor divulgado.

“O nosso investimento no segmento de sistemas imobiliários reforça o compromisso de oferecer boas soluções para imobiliárias e clientes”, explica Vicente Conde. Segundo o executivo, a compra da Nido deve apoiar o crescimento do grupo em um setor em constante transformação, como o de imóveis, auxiliando também o crescimento contínuo das imobiliárias parceiras da Porto Seguro.

Segundo apontam analistas, o investimento em tecnologia e em uma plataforma digital de imóveis entra em linha com o movimento da Porto de deixar pra trás a imagem de seguradora, abocanhando fatias em outros bolos no mercado. Até porque seu principal produto, o seguro de auto, registra perdas de market share nos últimos anos.

Esse movimento não é recente: a empresa já vem diversificando seu portfólio, tanto que anunciou também nesta semana uma nova configuração como holding. O grupo agora se divide em três verticais: financeira (Porto SeguroBank), saúde (Porto Saúde) e seguros (Porto). Além disso, empresa tem feito parcerias e aquisições voltadas ao know how tecnológico com empresas como a Segfy, Petlove, ConnectCar e Atar.

Paredão das proptechs

O ringue das proptechs está cheio. A Olho Mágico entra no disputado cenário em que empresas como Loft, QuintoAndar, Creditas, Zap, VivaReal e outras estão disputando terreno, cada um com sua estratégia – e suas bombas.

A Creditas, mesmo que com um foco ligeiramente diferente e mais focado no financiamento de imóveis, ganhou destaque ao levantar seguidos aportes e entrar para o clube dos unicórnios. Mais recentemente, a fintech levantou uma rodada Série F liderada pela Fidelity, no valor de US$ 260 milhões. Segundo destacou a empresa, o plano é criar uma plataforma mais completa, incluindo produtos de marketplace.

Por sua vez, a Loft está iniciando seus movimentos de expansão nacional. Na semana passada, ela firmou uma parceria com a gaúcha Auxiliadora Predial para entrar em Porto Alegre, primeira cidade fora do eixo Rio-São Paulo, incluindo serviços como o Credihome, oferta de crédito para os clientes da Auxiliadora com menor burocracia, além de serviços de aluguel sem fiador através da CredPago, e dados sobre condomínios com o 123i.

Já a QuintoAndar foi pro paredão. O motivo foi uma onda de demissões divulgada esta semana, que pegou mal para a startup, principalmente por seguir uma grande campanha de divulgação que a empresa fez no Big Brother Brasil – e custou R$ 11 milhões. As redes sociais, um dos grandes trunfos na jornada de crescimento da marca, não perdoaram.

Informações internas da proptech apontam que 20% do quadro de 4 mil funcionários foi desligado. Ao Estadão, a QuintoAndar diminuiu o número e falou que foi apenas 4%.

Leia também:

Crediall, de crédito imobiliário, prepara captação via venture debt

Mercado Pago lança CDBs e vai ampliar oferta de investimentos e seguros

Neon entra em seguros por meio de parceria com BNP Paribas Cardif

XP compra fatia na startup Direto, e entra em crédito imobiliário

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Redondo-do-Danylo.png” alt=”Autor Sturtups” title_text=”Redondo-do-Danylo” url=”https://www.linkedin.com/company/startupsbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.14.2″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||” global_colors_info=”{}”]

Startups é o mais conceituado portal sobre startups do Brasil.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]