Fintechs

BTG anuncia startups para nova edição do boostLAB; três são fintechs - Finsiders

boostLAB, hub de negócios para empresas tech do BTG Pactual, está divulgando nesta quarta-feira (10) as startups escolhidas para a 10ª edição do seu programa de potencialização, feito em parceria com a ACE Startups. O Finsiders teve acesso antecipado à lista.

Para o novo batch, o BTG recebeu quase 400 inscrições. Foram selecionadas sete empresas, entre elas as fintechs Finansystech, Flourish FI e Pagaleve, além de Bornlogic, DEEP ESG, EmCasa e Stonoex (leia ao final do texto um resumo sobre as startups).

Com realização duas vezes por ano, o programa do boostLAB tem como objetivo acelerar a criação de valor para startups, aproximando empreendedores do grupo BTG Pactual, seus fornecedores, parceiros e clientes.

“Focamos em empresas mais maduras, e que tenham soluções para temas importantes para o banco, como ESG, BNPL e tokenização”, afirma Frederico Pompeu, sócio do BTG Pactual responsável pelo boostLAB, em entrevista ao Finsiders, durante o Febraban Tech, que está sendo realizado nesta semana. 

Durante cinco meses, as startups selecionadas têm mentorias com especialistas e convidados sobre marketing, vendas, produtos e fundraising, acompanhamento por membros do comitê executivo do banco, além da metodologia da ACE.

Desde a criação do boostLAB, em 2018, já passaram pelo programa 76 empresas — dessas, sete foram investidas pelo BTG: A de Agro, Finpass, Pier, Spinet Bank (dona da Liber Capital), Celcoin, iClubs e Digesto (primeiro exit, conforme noticiou o Finsiders no ano passado).

Frederico Pompeu, sócio do BTG responsável pelo boostLAB (Foto: Divulgação/boostLAB)

Nos últimos anos, o boostLAB também vem ampliando o escopo de atuação. Inaugurou uma área de Venture Debt, lançou no ano passado uma linha de crédito para startups com receita recorrente mensal (MRR, na sigla em inglês).

Em maio deste ano, em parceria com o BTG Empresas, passou a oferecer para as startups o serviço de banking, com conta corrente, emissão e pagamento de boletos, contas de consumo, tributos e DARFs, além de transferências via Pix, TED, antecipação de recebíveis, entre outras soluções.

Mercado

O BTG não é o único banco a acelerar os negócios com startups, oferecendo soluções de banking, crédito e também atuando como investidores por meio de programas e fundos de Corporate Venture Capital (CVC).

Diversas iniciativas são lideradas por grandes bancos, como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco, e instituições como ABC Brasil, BV, Genial e outras.

Conheça as sete scale-ups escolhidas:

  • Bornlogic: Tem uma solução para potencializar a comunicação digital e impulsionar vendas ao usar conteúdo produzido pelos próprios vendedores e promotores em lojas físicas e PDVs. Atende companhias como Carrefour, Magalu, Via, Renner, C&A, Panvel, Americanas, Grupo Pão de Açúcar e muitos outros.
  • DEEP ESG: Desenvolve tecnologia associada a métodos de cálculo para a mensuração de impactos ambientais e sociais para a gestão efetiva da sustentabilidade, por meio de base técnico-científica.
  • EmCasa: Constrói a nova geração dos corretores de imóveis. Opera em 15 cidades do Brasil e atualmente é a quinta maior imobiliária do país.
  • Finansystech: Além de habilitar instituições financeiras para o ecossistema regulado, a empresa possui soluções de enriquecimento de informação e smart insights para que empresas de qualquer segmento possam acessar o Open Finance, trazendo segurança e inteligência de dados para todo o mercado não-regulado. Leia mais sobre o negócio nesta matéria recente do Finsiders.
  • Flourish FI: Fundada no Vale do Silício, a fintech combina gamificação com ciência comportamental em uma tecnologia white-label de rápida integração, trazendo engajamento e inteligência ao setor financeiro.
  • Pagaleve: Fintech especializada em ‘buy now pay later’ (BNPL), com uma solução de pagamento parcelado no Pix, sem juros, e sem a necessidade de usar cartão de crédito. Leia mais sobre o negócio nesta matéria do Finsiders.
  • Stonoex: Uma das pioneiras no mercado cripto no Brasil, a empresa atua desde 2017 com soluções corporativas em blockchain. Em 2021, tornou-se a primeira tokenizadora brasileira especializada em commodities, atendendo aos mercados agro e de mineração, especialmente.

Finsiders é uma plataforma de conteúdo especializada no ecossistema de fintechs, fundada pelo jornalista Danylo Martins

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM PARCERIA COM FINSIDERS: