Carlos Mauad deixa o Banco Carrefour e é o novo CEO da Fintech Magalu

A chegada do executivo ocorre quase um ano depois que o Fintech Magalu decidiu unificar seus negócios em serviços financeiros

Em uma nova dança das cadeiras que reforça a ambição dos grandes varejistas e marketplaces em avançar com suas operações de fintech, Carlos Mauad acaba de deixar o comando do Banco Carrefour para assumir como CEO da Fintech Magalu. A informação foi publicada ontem à noite pelo site NeoFeed e anunciada oficialmente hoje pelo Magazine Luiza.

O executivo estava na posição de CEO do Banco Carrefour desde o início de 2019. Antes, liderou a área comercial da Smiles — o programa de fidelidade da companhia aérea Gol — e trabalhou por sete anos e meio no Citi. Na Fintech Magalu, ele será responsável pelas operações de crédito, pagamentos, seguros e consórcios — todas consolidadas agora abaixo do guarda-chuva da fintech.

Robson Dantas, que atuava como head da Fintech Magalu desde 2020 e cofundou a Bit55 (adqurida pela varejista), terá a partir de agora uma posição consultiva. Em sua jornada na empresa, ele foi responsável pela construção das plataformas de adquirência, banking, crédito e Pix, além do lançamento de mais de 20 produtos financeiros da vertical.

Contexto

O anúncio do CEO ocorre quase um ano depois que o Fintech Magalu decidiu unificar seus negócios em serviços financeiros sob essa marca, integrando três empresas compradas pela varejista nos últimos dois anos: a já citada Bit55, plataforma de processamento de cartões em nuvem criada pelo banco mineiro BS2; Hub Fintech, instituição de pagamentos que opera com BaaS; e Stoq, startup de São Carlos (SP) que desenvolveu um SmartPOS.

Em 2022, o braço financeiro do Magalu acumulou 9 milhões de contas e atingiu R$ 91 bilhões em volume total de pagamento (TPV), montante que representa um crescimento de 39% em relação ao ano anterior. A carteira de cartão de crédito somou R$ 20,6 bilhões ao final do ano passado.

O movimento também se insere num contexto de intensa competição entre grandes varejistas e marketplaces para fortalecer sua estratégia em serviços financeiros. O Mercado Pago, um dos nomes mais fortes nessa seara, atingiu 44 milhões de usuários no ano passado, por exemplo, e tem se posicionado como o banco digital integrado ao Mercado Livre.

Leia também:

Fintech Magalu recebe autorização do BC e lança iniciação de pagamentos

Ewally, investida do Carrefour, lança split de pagamentos e vai entrar em crédito

No Mercado Pago, 600 mil já usam soluções via Open Finance