'Onboarding' digital cresce com avanço das fintechs. Entenda porquê

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O avanço dos bancos digitais e fintechs no Brasil é claro, e diversas pesquisas reforçam essa tendência. Seis em cada dez brasileiros já têm contas em bancos digitais, conforme um levantamento recente do C6 Bank com o Ipec. A adoção de soluções financeiras digitais só cresce e, como você sabe, foi acelerada durante a pandemia.

O que talvez você não saiba é que por trás de um processo de abertura de conta ou contratação de crédito, por exemplo, existem soluções que buscam facilitar a jornada dos usuários, principalmente o processo de ‘onboarding’ em plataformas digitais. Afinal, quem não se recorda de precisar ir a uma agência bancária, levando diversos documentos, para abrir uma conta?

Nos últimos anos, essa dor de cabeça vem diminuindo graças a essas soluções que tornam o chamado ‘onboarding’ mais fluido, seguro e sem fricções. A palavra de ordem no setor, assim como em outros mercados, é melhorar a experiência do cliente. É exatamente este um dos principais papéis da Simply, especialista em soluções de onboarding digital.

Adquirida este ano pela Sinqia, principal provedora nacional de tecnologia e inovação para o setor financeiro, a Simply oferece uma plataforma completa com foco no tratamento digital de todo o processo de onboarding, de ponta a ponta, desde a adesão do cliente até a formalização e aprovação da proposta dentro da instituição financeira.

Imagine para um banco digital ou uma fintech abrir cerca de 30 mil contas por dia, que ainda utilizam processos manuais? É algo impensável. É aí que entra a plataforma tecnológica construída pela Simply, cujos benefícios incluem escalabilidade das operações, maior compliance, redução do esforço humano, diminuição do risco de falhas nos processos e, claro, melhor experiência com um menor tempo de resposta. O que significa, em outras palavras, uma experiência simples, rápida e eficiente para o usuário.

“Hoje, algumas instituições fazem processo de abertura de conta em até cinco minutos, por exemplo. Antigamente, o cliente tinha de ir numa agência, levar documento. Isso supera as suas expectativas, além de ser um fator diferencial e competitivo para bancos digitais e fintechs que estão nascendo hoje”, explica Gustavo Valadares, diretor de negócios da Sinqia e fundador da Simply.

Com mais de 50 clientes em carteira, sendo a maioria do setor financeiro — incluindo bancos digitais e fintechs –, a empresa atende instituições de diferentes tamanhos e com atuação em segmentos de pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ). “Suportamos abertura de conta PF, PJ, empréstimo consignado, venda de cartão, câmbio, entre outros produtos e serviços”, aponta Valadares.

Em todas elas, um diferencial em específico se destaca: o uso de inteligência artificial para reconhecimento dos documentos, peça-chave em um processo que precisa trazer o máximo de segurança para o cliente, ainda mais num momento em que o número de fraudes é crescente. Com uma simples foto da pessoa, por exemplo, a tecnologia consegue colher uma série de informações e, assim, confrontá-las com dados de birôs de crédito e outras bases. O nível de assertividade no reconhecimento é alto: 98%.

O tratamento dos dados é a segunda camada da plataforma da Simply, que conta ainda com a automação de processos, em que é desenhado todo o roteiro operacional, e robotização. “Antes, essas atividades de execução de regras e orquestração de serviços era feito no back office das instituições, e foi para o front. No momento em que está capturando, já está processando. E isso permite tempo de resposta rápido”, reforça Valadares.

Vale lembrar que a Simply tem uma equipe de profissionais capacitados, para entender, acompanhar e otimizar os processos das operações. “Junto com o cliente, nosso time de consultoria vai calibrando e apertando os parafusos de modelo para aumentar a automação do processo”, explica o executivo.

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