Artigo | O futuro dos meios de pagamento é interplanetário

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”Linha” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.14.2″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” global_colors_info=”{}”]

Por Pablo de Mello Leonardo*, exclusivo para o FInsiders

Muita gente diz que a vida offline era mais fácil. Será que isso é verdade, mesmo?

Vamos tomar como exemplo o mercado de cartões. Antes do digital, esse era um universo bem mais simples, pois havia poucas empresas e poucas soluções de pagamentos. Por outro lado, as opções disponíveis para o público eram muito mais limitadas.

Hoje em dia, existem inúmeros players e soluções, e novidades surgem a todo momento. No entanto, por mais complexo que esse ecossistema possa ser, ter mais meios de pagamentos significa maior comodidade e conveniência tanto para quem compra quanto para quem vende.

Prova disso é que o mercado de cartões e soluções digitais de pagamentos está em franco crescimento. Segundo um relatório da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a indústria de cartões cresceu 33,1% em 2021, com R$ 2,65 trilhões movimentados em 31,1 bilhões de transações feitas ao longo do ano — o equivalente a 85 milhões de pagamentos por dia, ou quase 60 mil pagamentos por minuto. Já os pagamentos digitais devem crescer 21% em 2022, movimentando R$ 3,2 trilhões.

Isso é sinal da transformação digital que é realidade no Brasil e no mundo. As pessoas e as empresas estão mais conectadas, e com isso, elas buscam oportunidades que não existiam antes da digitalidade.

Do lado do consumidor, as pessoas querem mais agilidade para resolver seus problemas, com o máximo de segurança. Já os empreendedores querem menos burocracia, pagar taxas menores, ter o dinheiro mais rápido na mão e usar esses meios digitais de pagamentos para ampliar o alcance dos seus negócios.

Mas como oferecer isso às pessoas? Uma parte da resposta está na inteligência artificial (AI, na sigla em inglês). No entanto, é preciso ir além do AI como mero gerador de insights para os tomadores de decisão.

Empresas AI-first podem aumentar sua eficiência de maneira exponencial, gerando modelos e padrões que permitem, entre outras coisas, fazer o onboarding de clientes, detectar fraudes e realizar vendas, diminuindo a dependência do “fator humano” e dos colaboradores para pensar em outros produtos que facilitem a vida do lojista e seu consumidor.

Pablo de Mello Leonardo, sócio e CCO da CloudWalk (Foto: Paulo Vitale)
Pablo de Mello Leonardo, sócio e CCO da CloudWalk (Foto: Paulo Vitale)

Além disso, o blockchain é um elemento essencial para aumentar a segurança, eficiência e a transparência nas transações e se tornar a base das soluções de pagamentos, agora e no futuro. Nesse sentido, podemos estar falando das criptomoedas, baseadas no blockchain e que já são uma realidade, e também da descentralização dos processos, um conceito fundamental para diminuir a burocracia e o custo nas transações digitais.

Não resta dúvida de que o futuro dos meios de pagamentos passa por aliar o pensamento AI-first com as possibilidades do blockchain. Na Cloudwalk, por exemplo, a inteligência artificial leva o máximo de eficiência em todas as áreas, enquanto o blockchain é a espinha dorsal das nossas operações. Para se ter uma ideia, somos pioneiros no Brasil a fazer cashback com a nossa própria stablecoin, cujo lastro é o Real.

Quem não adotar essa mentalidade, vai ficar para trás — e essa corrida, em breve, não vai mais ser pelo mercado nacional, ou mesmo global. A nossa visão não pode se limitar ao que conhecemos agora: há outros mundos para se desbravar. Receber um pagamento na velocidade da luz já não basta: é preciso ir além dela. Criar uma rede planetária de pagamentos não vai ser suficiente: essa rede precisa ser interplanetária.

Por que fazemos isso tudo? Por que pensamos tão longe, sob o risco de soarmos sonhadores? A razão disso tudo é entregar mais opções de produtos financeiros nas dinâmicas comerciais que acontecem a todo momento no ambiente econômico que estamos inseridos. Precisamos estar onde essas relações estão, dando o apoio e o suporte necessário. Se somos AI-first, é porque acreditamos que esse é o caminho para atingir o objetivo final: democratizar o acesso financeiro, fortalecendo os verdadeiros operadores do dinheiro, que são os empreendedores e os consumidores.

*Pablo de Mello Leonardo é sócio e CCO na CloudWalk.

As opiniões neste espaço refletem a visão dos especialistas e executivos de mercado, e não a do Finsiders.

Leia também:

Gastão Mattos: Pagamentos exigem contatos imediatos em um novo grau

Startups latinas de pagamentos captaram US$ 2,3 bilhões em 2021

CloudWalk levanta US$ 150 milhões e já vale mais de US$ 2 bi

Concorrência, Pix e novas tecnologias pressionam credenciadoras

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||” global_colors_info=”{}”]

Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders, além de artigos de executivos do setor

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]