Grandes ideias que darão forma ao mercado de fintechs

As fintechs estão reinventando a forma como consumidores e empresas gerenciam suas finanças e operações, escreve Rodrigo Barros de Paula

Na Visa, consideramos o trabalho com fintechs uma de nossas maiores oportunidades. As fintechs estão mudando o jogo, reinventando a forma como os consumidores gerenciam as próprias finanças e como as empresas gerenciam suas operações.

Neste começo de ano, estamos ansiosos para ver como novas soluções e inovações estão entrando nesse espaço. Para começar, perguntamos aos nossos parceiros quais temas eles estão acompanhando em 2023.

Mudança de crescimento para economia de custos

O mercado de fintechs está sempre evoluindo e uma das grandes mudanças planejadas para 2023 é a troca da mentalidade de crescimento pela de economia de custos. Depois da recessão de 2008, muitas empresas – especialmente as fintechs – puderam priorizar o crescimento, visto que o custo dos empréstimos, a inflação e o crescimento dos salários continuaram baixos. Mas na nova realidade econômica marcada pela inflação contínua, isso está mudando.

Fusões e aquisições passam a ser um movimento estratégico

Nesta nova fase de crescimento mais lento, as fusões e aquisições (conhecidas pela sigla M&A) podem ser uma opção estratégica para muitas fintechs, especialmente para as que precisam de um balanço sólido e as financeiramente estáveis que querem ganhar participação de mercado.

Foco na conformidade regulatória

À medida que a inovação no setor fintech for acelerando, será fundamental dar mais atenção à conformidade regulatória e aos controles internos a fim de que as fintechs prosperem em longo prazo e continuem contribuindo para a saúde do setor.

Rodrigo Barros de Paula, vice-presidente de alianças digitais, fintechs e empreendedorismo para a Visa América Latina e Caribe
Combate das ameaças à identidade digital

A fraude continua sendo um dos maiores desafios para as fintechs e o setor de pagamentos, pois os fraudadores têm usado informações de identificação pessoal de forma ainda mais agressiva. Uma das ameaças mais recentes para os consumidores é o surgimento de identidades sintéticas, nas quais os fraudadores criam uma nova “pessoa” a partir de fragmentos de componentes de identificação. Com essas ameaças pairando sobre o setor, continuará sendo fundamental encontrar maneiras de criar confiança e credibilidade.

Personalização impulsiona a inclusão financeira e novos modelos de empréstimo

Muitas fintechs estão trabalhando para tornar o mundo financeiro atual mais relevante e igualitário, adaptando suas ofertas às necessidades específicas dos consumidores. Hoje, quando um cliente concorda em compartilhar seus dados, pode ajudar um emprestador a criar uma proposta mais personalizada. Acreditamos que veremos mais personalização nas fintechs para melhorar a performance e gerar resultados melhores para os clientes.

Alterações nos pagamentos em tempo real

Com os avanços na tecnologia que impulsiona os pagamentos, eliminar a “ação” das transações está se tornando uma questão crítica para consumidores e empresas. Os consumidores querem experiências mais fáceis, rápidas e fluidas e isso parece estar aumentando.

Finanças integradas alcançam novas fronteiras

A infraestrutura de finanças integradas trouxe mais facilidade para empresas não financeiras integrarem produtos ou serviços financeiros em suas ofertas. Em 2023, a expectativa é que as finanças integradas continuem tendo um papel importante na transformação digital.

Próximas etapas no segmento fintech

Acompanhamos a evolução nas diferentes fases das fintechs e prevemos uma nova onda de mudanças à medida que novas tecnologias e ferramentas forem conquistando espaço em nossa vida financeira.

Agradecemos aos nossos parceiros por suas contribuições para este artigo. Queremos muito ver o desenvolvimento do seu trabalho inovador e estamos ansiosos pela oportunidade de colaborarmos em 2023 e nos próximos anos.

*Rodrigo Barros de Paula é vice-presidente de alianças digitais, fintechs e empreendedorismo para a Visa América Latina e Caribe.

As opiniões neste espaço refletem a visão de founders, especialistas e executivo(a)s de mercado. O Finsiders não se responsabiliza pelas informações apresentadas pelo(a) autor(a) do texto.

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