TecBan quer cocriar 30 negócios em escala com startups até 2027

Por meio de sua corporate venture building, ATMosfera Ventures, a companhia já interagiu com mais de 130 startups e impulsionou nove

A TecBan, empresa de tecnologia bancária e soluções financeiras, é mais uma grande corporação que se rendeu aos encantos do Corporate Venture Building (CVB). Por meio da ATMosfera Ventures, sua CVB idealizada em parceria com a FCJ Venture Builder, a companhia tem, desde 2022, cocriado negócios escaláveis com startups que oferecem soluções digitais ao varejo e mercado financeiro.

Segundo Marcos Aurélio Pedroso, gerente de parcerias e inovação aberta da TecBan, o primeiro ano da ATMosfera Ventures foi dedicado à lapidação do projeto – definir as teses, áreas envolvidas, segmentos a serem explorados etc. Só em 2023, o programa já interagiu com mais de 130 startups e impulsionou nove.

“Esse modelo vai aumentar a inovação aberta na companhia, reforçando nossa estratégia de antecipar tendências por meio de parceria com startups para o phygital (online/offline). Por meio da ATMosfera Ventures, a TecBan deve cocriar 30 negócios em escala com startups até o fim de 2027”, afirma Marcos, em conversa com o site parceiro Startups.


Além de fornecer recursos, conhecimento e conexões às startups selecionadas, a companhia dá acesso a benefícios exclusivos, suporte estratégico na gestão e governança, marketing, crescimento e na captação de recursos financeiros. Tudo isso mediante percentual de equity minoritário, que varia de acordo com a maturidade e faturamento da startup.

As startups

As primeiras startups selecionadas possuem sinergias com o mercado financeiro e até a possibilidade de entrada em novos negócios, como o de entregas last mile para o e-commerce. São elas:

1. Cashforce – plataforma de supply chain finance

2. LeadFinder – máquina de prospecção e vendas B2B com CRM integrado

3. EuNerd – marketplace de serviços de suporte de TI para empresas

4. SuperBox24Horas – mini mercado autônomo com experiência de autoatendimento 24 horas, integralmente conectado ao conceito honest market

5. Síndico Online – gestão condominial online

6. Nojumo – plataforma de monitoramento, observabilidade e resolução automática de problemas de chamados voltada para ao varejo

7. Evollo – plataforma de análise de dados que utiliza tecnologias de inteligência artificial, machine learning e data mining

8. QuickDigital – startup focada no pequeno e médio lojista com oferta de serviços digitais e financeiros

9. Switch Pay – plataforma para conciliação de pagamentos

Ainda de acordo com Marcos, a duração da parceria depende da maturidade da startup, com um tempo mínimo de 18 meses de programa. Os planos para 2024 serão focados nas startups que já estão no programa, iniciando o processo de cocriação, colhendo os resultados e escalando as soluções.

Ecossistema

A aproximação da TecBan com o ecossistema de startups vem desde 2018, quando a empresa firmou parceria com o Inovabra – hub de inovação do Bradesco. No fim de 2022, pelo terceiro ano consecutivo, a Tecban esteve entre as TOP 5 empresas do “Colaborar para inovar” do Inovabra. A companhia foi destaque na categoria Corporação, devido à geração de negócios, atividades de coinovação, lançamento de desafios, entre outras iniciativas.

Já em 2021, como mantenedora da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a TecBan lançou seu programa de inovação aberta. Em sua primeira edição, buscou startups para solucionar desafios estratégicos nas áreas de Open Finance, criptomoedas e inteligência artificial aplicada a RPA (Robotic Process Automation).

*Conteúdo publicado originalmente pelo portal parceiro Startups

Veja também:

Fator abre as portas para startups; IA e tokenização estão no radar

Nove das 20 startups que mais contrataram e cresceram em 2023 são fintechs, mostra LinkedIn