Pix é usado em 40% das compras online, mostra estudo da Ebanx

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Olha o Pix aí de novo fazendo jus a sua fama. Pesquisa feita pela Ebanx, fintech de meios de pagamento, mostra que esse sistema com um aninho de vida tem tudo para ser referência de um ecossistema de soluções para a América Latina.

Mesmo antes da terceira fase do Open Banking ganhar tração no e-commerce brasileiro, em 2021, o Pix foi usado como meio de pagamento em 40% das compras online feito pelos brasileiros. Sendo que a estimativa dos pesquisadores da Ebanx é que o próprio e-commerce deve crescer 41% neste ano, contra 37% estimados na América Latina.

A confiança no Pix cresceu de tal forma que, segundo o estudo anual Beyond Borders 2021/2022, o tíquete médio dos pedidos pagos com Pix nas compras online é 38% maior do que os pagos com cartões de crédito e boleto.

Para os resultados referentes ao Pix, foram considerados cerca de 350 mil usuários únicos que pagaram com esse meio na plataforma da fintech até setembro deste ano.

Contudo, os dados apresentados apontam que o Pix já é usado por mais da metade da população brasileira e já ultrapassou boleto e cartões de crédito e débito em volume total.

“Pagamentos em tempo real, como o Pix e carteiras digitais, estão transformando o relacionamento dos latino-americanos com o comércio digital e criando uma corrida em termos de melhores experiências de compra, mais opções de pagamento e até mesmo impactando a estrutura logística e a inovação financeira dos principais players do mercado”, afirma João Del Valle, cofundador e CEO do Ebanx, em nota.

Em seu terceiro ano de publicação, esta edição da Beyond Borders foi feita com base em múltiplas fontes, entre elas números e estimativas de mercado da Americas Market Intelligence (AMI), consultoria de pesquisa especializada em América Latina e parceira do estudo há três anos, e dados do Ebanx sobre preferências e comportamento do consumidor na América Latina.

De acordo com a previsão da AMI, o Pix representa, hoje, 6% (equivalente a cerca de US$9,5 bilhões) do valor total de pagamentos feitos no comércio digital no país, com previsão de atingir 9% em 2024.

Somado a isso, a expectativa é que o Brasil mantenha o ritmo de crescimento do comércio eletrônico em dois dígitos até 2025. Nos demais países, o movimento também é expressivo com uma aceleração anual de 27% até 2025 no México e Peru, Guatemala, Paraguai e Bolívia, com taxas acima de 40%, podendo chegar a 80%.

Região atrativa

Uma das conclusões do estudo é de que a América latina demonstra um potencial de expansão média anual da ordem de 31% nos próximos 4 anos. É um dos crescimentos mais rápidos do mundo.

Como é esperado, mercados mais maduros como Estados Unidos e Europa atingem um ponto de saturação. Assim, claro, a região latino-americana se torna atrativa para todos os players, inclusive, os globais.

Em relação ao varejo, empresas como Mercado Livre, Americanas e Casas Bahia disputam o mesmo espaço com os internacionais Amazon, AliExpress e Shopee. Este último, a Shopee, é bem conhecido nas redes sociais. Não à toa, as visitas à sua plataforma aumentaram quase 900% em 2021, segundo dados da plataforma Similarweb divulgados pela Beyond Borders, enquanto Mercado Livre, OLX e Americanas lideram em tráfego online no país.

Não só isso, o mercado de streaming da América Latina é o segundo que mais cresce no mundo, atrás apenas da Ásia e Oriente Médio, de acordo com estimativas da empresa global de dados e insights Netscribes. E o Brasil tem uma fatia de 50% deste mercado.

Como todo este processo precisa ser pago de alguma forma e oferecer a melhor experiência digital ao consumidor é o ponto chave para ter sucesso, fintechs só têm a ganhar.

“A Beyond Borders mostra um cenário intrigante para o comércio digital em toda a América Latina, em que players que investem em localização e na estratégia certa de pagamentos, sejam eles locais ou globais, têm mais chances de aproveitar todo o potencial da região. É um mercado que está totalmente aberto a quem oferece a melhor experiência de compra e se engaja mais profundamente com os consumidores latino-americanos”, afirma Del Valle, na mesma nota.

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