Inter espera chegar a 24 milhões de clientes em 2022

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.14.2″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]

O Inter vai encerrar o ano com 16 milhões de clientes e tem projeções ambiciosas para 2022. A expectativa é aumentar a base em 50%, alcançando 24 milhões de pessoas até o fim do próximo ano.

A informação foi mencionada por Ray Chalub, diretor de operações do Inter, durante o Investor Day. Segundo o executivo, a empresa planeja ter 15% do mercado brasileiro de contas bancárias no ano que vem. Ele entende que chegar a essa patamar é uma empreitada de “altíssima responsabilidade”, mas também é motivo de orgulho.

Não há dúvidas de que o caminho será difícil já que grandes bancos ainda contam com a maior fatia do mercado e concorrentes estão igualmente preparados para escalar ainda mais. É o caso do Nubank, recém-listado na Nyse, que possui quase 50 milhões de clientes.

Ray contou, ainda, que o banco digital terá uma nova funcionalidade chamada ‘check-out universal’.

“Vamos conectar toda a jornada do super app em um único check-out que vai aceitar débito na conta do cliente, cartão de crédito e outras formas de pagamento, por exemplo, PayPal”, disse Ray.

A primeira versão da nova funcionalidade já foi lançada e será melhorada ao longo de 2022. “Estará em todas as jornadas do Inter. Vai mudar tudo na experiência do cliente. Até porque tudo no final das contas vira uma transação financeira”, afirmou o executivo.

De acordo com o CEO do Inter, João Vitor Menin, a empresa quer ser reconhecida como um super app e, por isso, está trabalhando para melhorar a plataforma de investimentos, a oferta de seguros, assim como facilitar o crédito aos clientes. Os usuários devem esperar, segundo o executivo, atualizações frequentes do aplicativo.

Em diversas avenidas de negócio, a estratégia do Inter é clara: combinar tudo (seguros, crédito, investimentos, shopping) num só lugar. “A gente precisa ter serviços financeiros e não financeiros para ter mais engajamento e monetização. Por isso, falamos que construímos o primeiro super app pra valer”, afirmou Menin, em outro evento, realizado na semana passada pela McKinsey.

No momento, a “menina dos olhos” entre as verticais do Inter tem sido o Inter Shop – isso a empresa saiu na frente de vários concorrentes – que, neste ano, seu volume de vendas ultrapassou R$ 3 bilhões, número 3x maior em relação a igual período de 2020. A marca foi atingida com o resultado de vendas na Black Friday, quando o volume de vendas somou R$ 208 milhões.

“Varejo significa volume para ganhar tração e queremos duplicar esse número no ano que vem”, disse Rodrigo Gouveia, CEO do Inter Shop, no Investor Day.

Já a plataforma de investimentos terminou o terceiro trimestre com R$ 60 bilhões em ativos sob custódia (AuC) e 1,8 milhão de clientes — quantidade que representa cerca de 10% dos investidores ativos na B3. “Aproximadamente 80% dos nossos clientes têm menos de 40 anos”, contou Felipe Bottino, diretor da Inter Invest.

Internacionalização

A estratégia de super app se estende aos planos de internacionalização da companhia.

Apesar de pegar o mercado de surpresa ao anunciar que desistiu de realizar uma reorganização societária e que resultaria na listagem de uma nova holding na Nasdaq, o Inter reforçou hoje, no Investor Day, que desistir não é bem a palavra e que atuar em outros paises é um dos seus grandes objetivos para escalar.

Na primeira parte do evento, a CFO e diretora de relações com investidores do banco digital, Helena Lopes Caldeira, disse que “de alguma forma, voltamos à estaca zero” no processo da reorganização. Avisou, ainda, que a instituição está fazendo novas reuniões com investidores e stakeholders sobre esse tema.

“Aprendemos bastante com o processo. Entendemos quais eram os defeitos, embora [a reorganização] tivesse aprovação nas assembleias […] Temos uma nova transação pronta para começar no início do ano [de 2022] e vamos concluir assim que possível”, afirma a executiva.

No início de outubro deste ano, o Inter anunciou, por meio de fato relevante, os detalhes da reorganização societária, considerada algo inédito no Brasil. A intenção principal é entrar de vez nos Estados Unidos, a partir da listagem naquele país.

Os primeiros passos dados neste sentido foram a partir da compra de 100% da Usend, em agosto. A fintech criada nos Estados Unidos é especializada na oferta de serviços financeiros e não-financeiros naquele país e conta, hoje, com mais de 300 mil clientes. A aquisição foi aprovada pelo Banco Central (BC) nesta semana.

“Queremos ser vistos daqui a alguns anos como super app global. Quando falamos global, falamos mais do mundo ocidental”, ressaltou o CEO do Inter, João Vitor Menin, no evento da McKinsey.

No curto prazo, segundo ele, a ideia é replicar as estratégias desenvolvidas por aqui no mercado norte-americano e que os esforços, para tanto, serão visíveis já na primeira metade de 2022. O objetivo é alcançar 1 milhão de clientes naquele país no ano que vem, comentou no Investor Day.

Assim como tem feito no Brasil, o executivo deixou claro que o modo como vai conquistar os americanos é diversificar os produtos oferecidos no aplicativo da Usend.

“Vamos replicar muitas das características [do aplicativo] do Brasil nos Estados Unidos. Vamos expandir ainda mais em 2022 para o app da Usend ficar cada vez mais parecido com o do Inter.

Leia também:

Banking + marketplace: a receita do Inter para lucrar mais um trimestre

Softbank amplia participação no Inter, em meio a papéis em queda

Nubank já vale mais de US$ 47 bi após 2º dia de negociação

Número de clientes de bancos digitais pode triplicar no mundo

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||” global_colors_info=”{}”]

Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]