"Estamos no início da onda de crédito digital PJ", diz fundador da Finpass

Depois de construir o primeiro shopping digital de crédito para empresas, a Finpass – que começou lá atrás como f(x) – vem ampliando sua atuação. Em 2020, a fintech passou a oferecer sua plataforma, no formato white-label, para grandes empresas operarem crédito para seus parceiros, clientes e fornecedores.

Nesse segundo modelo, a Finpass já tem cinco clientes, incluindo nomes como Ambev, BTG Pactual (também investidor da fintech) e Minerva Foods. “Temos mais três esteiras em implementação e outras dez em negociação”, conta ao Finsiders Dan Cohen, fundador e CEO da Finpass.

Já no marketplace, a empresa soma mais de 150 mil companhias cadastradas e uma base de cerca de 400 financiadores na plataforma, entre bancos médios, financeiras, FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) e fintechs de crédito. Por mês, são fechados mais de 400 contratos de crédito por mês via plataforma. “Nossos níveis de conversão atingem 30%”, diz o empreendedor.

Dan Cohen, fundador e CEO da Finpass (Divulgação)
Dan Cohen, fundador e CEO da Finpass (Divulgação)

Inicialmente, a Finpass – ainda como f(x) – atendia companhias maiores, mas desceu a régua e hoje atua com pequenas e médias empresas (PME), que faturam anualmente entre R$ 500 mil e R$ 100 milhões. Entre as modalidades disponíveis estão crédito sem garantia real; antecipação de recebíveis; e crédito com garantia (imóvel e automóvel).

“Estamos no início de uma onda de crédito digital PJ.”

Nos últimos meses, a fintech também vem ampliando o conjunto de ferramentas e funcionalidades para melhorar a experiência da base de financiadores, em sua maioria bancos médios e fintechs, por exemplo, BizCapital, Nexoos, Sofisa, entre outras instituições.

Um dos movimentos foi começar a oferecer serviços de marketing para as instituições. “Como já temos a inteligência de engajamento, montamos time de atendimento e marketing para os bancos e fintechs. Tem funcionado bem porque é uma forma mais barata [de eles atraírem novos clientes]. A conversão tem sido extremamente alta. E abriu uma nova linha de receita para a gente”, explica Dan.

Em outra frente de atuação, a Finpass montou um FIDC em conjunto com a fintech de crédito BizCapital. O veículo, cogerido por Empírica e Gauss Capital, recebeu aporte de R$ 345 milhões do BNDES e disponibilizará R$ 407 milhões em crédito para PMEs no Brasil. Desde que o fundo começou a rodar, já foram emprestados mais de R$ 150 milhões.

“Estamos com mais exposição a crédito e essa tendência veio para ficar, com a gente participando mais do risco, mas sempre em parceria. Seja no white-label, seja no marketplace”, explica Dan, citando que a fintech está preparando outros fundos semelhantes ao criado com a BizCapital.

Para este ano, a Finpass também prepara uma nova rodada de captação “grande”, diz o empreendedor. Hoje, a fintech tem no captable investidores como BTG Pactual, Igah Ventures, MAR Ventures, além de investidores-anjos, como executivos do setor financeiro.

Concorrência

No modelo de marketplace de crédito para PJ, a Finpass não está sozinha. A Capital Empreendedor — que estreou em dezembro de 2018 — soma mais de 10 mil usuários em sua plataforma e mais de 360 financiadores plugados, incluindo factorings, grandes bancos, fintechs, FIDCs e empresas simples de crédito.

Em novembro de 2019, a gestora Credit Brasil lançou a Finplace, que conecta micro, pequenos e médios negócios que buscam crédito a cerca de 300 financiadores (FIDCs, factorings, bancos médios e securitizadoras).

Com a proposta de ser um marketplace reverso, o Kalea lançou a primeira versão da sua plataforma em fevereiro deste ano, depois de ter seu projeto acelerado no ano passado pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas do Banco Central (LIFT Lab), com apoio da Microsoft. Em setembro, a empresa fundada por Luiz Falbo Di Cavalcanti fechou uma parceria com a BizCapital, que atua com crédito para PMEs, conforme mostrou o Finsiders.

“Nossa cabeça é ser a melhor ferramenta não só de números, mas especialmente de conversão. Quero que o empresário tenha a melhor experiência. Geradores de leads, existem vários”, defende Dan.

Leia também:

Na Adiante, a ambição de ser um ‘super app’ de crédito para PME

Justa fecha parceria com Genial e vai ampliar oferta para PMEs

EXCLUSIVO: Depois da conta digital, BizCapital lança cartão de crédito

Exclusivo: Jeitto prevê conceder R$ 600 milhões em crédito em 2021