Varejo será metade do mercado de 'embedded finance' até 2030

O ‘embedded finance’ (serviços financeiros embutidos) é uma tendência global, com adoção em diversos setores — de varejo a telecom, passando por educação, saúde, logística, entre outros.

Um relatório produzido pela Mambu, plataforma de core banking na nuvem, com a AWS, a divisão de nuvem da Amazon, dá a dimensão das oportunidades que podem ser geradas com a oferta de produtos e serviços financeiros.

A partir de dados de diversas fontes, o documento aponta que o ‘embedded finance’ representa um mercado global potencial estimado em US$ 7,2 trilhoes até 2030, sendo quase metade (US$ 3,5 trilhões) no varejo, seguido por saúde (US$ 1,22 trilhão), educação (US$ 504 bilhões) e telecom (US$ 432 bilhões).

Uma pesquisa feita no ano passado pela Mambu com cerca de 3 mil consumidores apontou, por exemplo, que 81% das pessoas estariam interessadas em comprar seguro saúde via aplicativo.

Seis em cada dez citam, ainda, que prefeririam contratar um financiamento estudantil diretamente na instituição de ensino, e não com um banco. Já 86% dos entrevistados estariam interessados em comprar mantimentos em uma loja sem caixa, por exemplo.

No varejo — um setor que sempre teve oferta de serviços financeiros, e mais recentemente acelerou sua digitalização –, os empréstimos por si só representam quase um terço (29%) da movimentação potencial oriunda do ‘embedded finance’, estimulada por adoção de wallets, opções de financiamento flexíveis e modalidades como BNPL (‘buy now, pay later’).

“Estamos caminhando para a ‘quarta revolução industrial’, em que as instituições financeiras precisam tomar decisões estratégicas para aproveitar inteiramente as oportunidades oferecidas pelo ‘embedded finance’”, afirma Sergio Costantini, diretor-geral da Mambu no Brasil, em nota.

O relatório destaca, ainda, três tendências principais que impulsionarão esse crescimento do ‘embedded finance’. São elas:

  • Pagamentos como parte da experiência: As empresas estão cada vez mais usando opções de pagamento flexíveis, como BNPL, para diferenciar sua oferta, aumentar as conversões de vendas e estimular novas compras na hora do pagamento, mostra o relatório.
  • Crescente popularidade do financiamento no PDV: O volume de pagamentos parcelados, flexíveis e opções de crédito instantâneas aumentou significativamente nos últimos cinco anos e tem previsão de crescimento de 20% em 2021, conforme a McKinsey. Isso revela uma forte demanda do consumidor por acesso instantâneo a empréstimos de curto prazo, diz o relatório.
  • Popularização das carteiras digitais: À medida que mais pessoas usam o celular para comprar e pagar por produtos e serviços online, cresce o uso das carteiras digitais. A previsão é de que a modalidade represente 51% dos pagamentos de e-commerce até 2024, segundo a Worldpay.
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