Corrida cripto: XP e BTG Pactual lançam plataforma no mesmo dia

Para 2022, a expectativa da XP é atingir 200 mil clientes ativos em sua plataforma de cripto, a Xtage; o BTG não abriu projeções

Duas semanas depois que o Nubank divulgou ter atingido 1 milhão de clientes de cripto — marca alcançada em três semanas –, nesta segunda-feira (15) dois gigantes (XP e BTG Pactual) também anunciaram oficialmente o lançamento de suas plataformas próprias de criptoativos.

Em uma verdadeira corrida para ver quem chega primeiro, como escreveu a jornalista Claudia Mancini no portal parceiro Blocknews, a XP resolveu largar na frente e pela manhã lançou a Xtage, plataforma que inicialmente oferecerá negociação de bitcoin e ether.

Já o BTG Pactual deu início oficialmente à operação de sua plataforma de cripto Mynt, em uma iniciativa separada do banco para ter mais agilidade nos lançamentos de produtos e serviços, segundo André Portilho, head de ativos digitais do banco.

A Mynt fez sua estreia com cinco criptomoedas (bitcoin, ether, solana, polkadot e cardano). O aporte mínimo é de R$ 100. A operação poderá evoluir no futuro para segmentos como tokens não-fungíveis e ativos digitais financeiros.

Por enquanto, o aplicativo permite compra e venda de criptomoedas na plataforma. Para fazer o trânsito de criptos para dentro e para fora, só quando começarem as funções de depósito e saque. Portilho não revelou quando isso deve acontecer. Disse apenas que será em breve. E também não revelou os números de clientes que o banco planeja no segmento. A taxa de transação começa em 0,5% e depois passará para uma faixa de 0,3% a 1,5%.

No caso da XP, o serviço está disponível no aplicativo da XP, primeiro a seus clientes com conta digital, que são cerca de 500 mil. Mas há potencial para chegar a 1 milhão até o final do ano. Para 2022, a expectativa é atingir 200 mil clientes ativos.

“Em médio e longo prazo, o potencial é enorme, levando em consideração que hoje temos mais de 3,6 milhões de clientes na plataforma da XP”, disse Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da XP Inc., em comunicado.

Para os especialistas, empresas estrangeiras e nacionais anunciam uma enxurrada de investimentos para operarem em criptos no Brasil porque mesmo que haja muita oferta desse serviço, o potencial é alto.

Portanto, vale a pena arriscar para tentar conseguir um pedaço, mesmo que pequeno. Porque o pedaço pode ser pequeno, mas poderá ser de um mercado grande, já que o país é o quinto maior em quantidade de usuários de moedas digitais, estimado em 10 milhões. E esse movimento de adesões de usuários, aparentemente, está apenas começando.

Além de XP, BTG e Nubank, o mercado cripto despertou interesse de players como Mercado Pago e Avenue Securities (investida do Itaú). A australiana Stake também prepara novidades na área até o fim do ano, conforme mostrou o Finsiders.

*Com informações do Blocknews

Leia também:

Presidente do BC se diz contra regulação pesada para criptoativos

Em três semanas, Nubank atinge 1 milhão de clientes de cripto

Brasileiro prioriza segurança em pagamentos digitais e adere mais às criptomoedas

Itaú entra em tokenização de ativos, com nova unidade de negócio