RADAR: Santander contrata ex-CEO do Next, Neon reforça área de tecnologia e mais...

O Santander Brasil anunciou a chegada de Renato Ejnisman, ex-Next, como vice-presidente executivo de sua área de atacado

Santander traz Renato Ejnisman, ex-Next e Bradesco

O Santander Brasil anunciou hoje (16) dois reforços de peso para suas áreas de atacado e wealth management. Ex-CEO do banco digital Next, Renato Ejnisman acaba de ser contratado pelo Santander para assumir a posição de vice-presidente executivo do Santander Corporate and Investment Banking (SCIB).

Na instituição, Renato — que deixou o Next em setembro e já esteve à frente de áreas de investimentos e atacado do Bradesco — será responsável pelo relacionamento com grandes clientes corporativos e multinacionais e negócios como ofertas de ações e dívidas, comércio exterior e cash management, além da tesouraria e da corretora, entre outras atividades.

O executivo assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2023, no lugar de Jean Pierre Dupui, que liderou a área de atacado do Santander nos últimos oito anos e foi o responsável pela configuração atual da área, tendo obtido “resultados expressivos”, diz o banco, em nota. “Jean utilizará sua grande experiência na criação da vice-presidência executiva de coligadas, sendo responsável, a partir do início do próximo ano, pela coordenação da estrutura de mais de uma dezena de empresas que compõem o ecossistema de negócios do banco.”

O Santander também comunicou que Carlos André assumirá, a partir de 1º de dezembro, como novo vice-presidente executivo de wealth management, área que congrega a gestora de recursos e private banking.

O executivo, atualmente CEO da Santander Asset Management e presidente da Anbima, entrará no lugar de Alberto Monteiro, que deixou o banco para se dedicar a outras atividades profissionais e pessoais.


Neon reforça equipe de tecnologia

Em mais um movimento para reforçar sua área de tecnologia, a Neon anunciou a contratação de seis novos engenheiros. Entre eles, estão Yves Junqueira e Venkat Karun. O primeiro fundou e foi CEO da YourBase, norte-americana de soluções de aceleração de teste de software, e também teve passagem pelo Google por dez anos. Já Venkat conta com mais de 19 anos de experiência em desenvolvimento de software e também atuou no Google.

Chegam à fintech também Herbert Duarte (ex-Google, Facebook e Microsoft), Emre Yamangil (ex-Google e Snap), Nathan Ma e Michael Peterson (ambos ex-Snap)

“A Neon tem se posicionando para uma nova fase da empresa, com a ampliação do nosso pool de talentos globais, pretendemos em breve inaugurar um espaço nos EUA para que nossos profissionais tenham um local para se reunir presencialmente, fazer reuniões e discutir inovações”, afirma André Madeira, CTO da Neon, em nota.

Méliuz avança em listagem do Bankly

A Méliuz informou ao mercado que obteve aprovação do seu conselho de administração para protocolar o pedido de registro de companhia aberta, categoria “A”, com listagem no Novo Mercado da B3, do Bankly, a plataforma de banking as a service (BaaS) da Acesso.

O anúncio da potencial segregação do Bankly já havia sido feito pela companhia em fato relevante divulgado no dia 24 de outubro. Agora, com o aval do conselho, a Méliuz diz que a efetiva implementação do registro e da listagem depende da conclusão dos estudos, assim como da obtenção das aprovações necessárias, de acionistas e credores, além dos órgãos reguladores.

Com a abertura de capital do Bankly, as companhias poderiam operar de forma autônoma, dando foco para seus respectivos modelos de negócio e oportunidades de mercado, disse a Méliuz no fato relevante publicado em outubro.

Em maio de 2021, a Méliuz comprou 100% da Acesso Soluções de Pagamento por R$ 324,5 milhões, numa transação que envolveu troca de ações. A fintech, que nasceu como emissora de cartão pré-pago, lançou sua operação de BaaS — o Bankly — no primeiro semestre de 2020.

Vórtx entra na administração de fundos líquidos

A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro e de capitais, anunciou nesta semana a entrada no mercado de administração fiduciária de fundos líquidos — uma área, até então, com predominância de grandes players bancários.

A empresa selecionou o Santander Caceis para atuar na custódia e controladoria dos fundos, e atuará como administradora fiduciária responsável, dentre outros pontos, pela constituição dos fundos, condução de atos societários, relação com gestores, distribuidores e cotistas, contratação e supervisão de prestadores de serviços, dentre outras responsabilidades.

“Para gestores, distribuidores e cotistas, a interação nas atividades do dia a dia, contudo, será exclusivamente com a Vórtx por meio de nossas equipes e sistemas operacionais de alta performance”, explica Osnei Gomes, head de Funds Trust e sócio da Vórtx, em nota. Segundo a companhia, a expectativa é avançar rapidamente neste mercado capturando “participação relevante”, em especial junto às gestoras independentes de pequeno e médio portes.

*A seção Radar publica uma curadoria de notícias curtas e relevantes sobre aportes, operações de M&A, parcerias, lançamento de soluções, entre outras novidades que interessam ao mercado de fintechs.

Leia também:

EXCLUSIVO: Renato Ejnisman deixa o comando do Next

Fintech Velvet contrata ex-chefe de derivativos do Santander

Neon reforça área de tecnologia, três meses após trazer novo CTO

Carlos Ratto, ex-diretor da B3 e Cetip, é o novo CEO da Vórtx QR Tokenizadora