Grupo VCRP Brasil cria unidade para gerar negócios entre empresas; entenda

Um conteúdo VCRP Brasil


Ser uma empresa de transformação digital e aceleração que tem na comunicação seu principal pilar. Esse é foco da VCRP Brasil, que está completando três anos de operação e acaba de lançar a VCRP Bizz. A nova unidade de negócios se soma aos outros três business do grupo: VCRP Press, com foco em public relations (PR); VCRP Studio, dedicado a conteúdo estratégico para marcas e brand publishing; e VCRP Tech, voltado para tecnologia, conteúdo e estratégia digital.

Com 80 clientes em carteira — incluindo nomes de peso como Sinqia, Visa, Serasa, ABFintechs, Foxbit, Intuit QuickBooks, Catho, entre outros — a VCRP Brasil agora avança na geração de negócios entre seus clientes, acelerando projetos de desenvolvimento por meio de um time de consultores especializados, além de aproximar startups de fundos de investimento parceiros.

“Ao longo de três anos, e com toda a base do time de Press, o grupo conseguiu dar passos mais largos, trouxe nomes de peso do mercado, como Ludmilla Amaral, Renata Victal e Paula Bezerra. Agora, temos um novo modelo de negócio para conectar companhias e gerar ainda mais negócio – e fomentar o mercado”, conta o CEO e fundador do grupo, Vinícius Cordoni, experiente executivo de comunicação, que liderou área de PR em empresas como Neon e Evino, além de ter atuado em grandes agências de relações públicas.

A nova unidade de negócios já está mostrando a que veio. Dois clientes da casa estão desenvolvendo um novo produto após conexão proposta pela Bizz. E outras duas startups estão validando um aporte Série A, também intermediado pelo grupo. O executivo não revela os nomes, mas diz que os negócios são nos setores financeiro, automotivo e de educação.

O modelo de negócio da Bizz envolve o sucesso das conexões feitas entre as empresas. São três formas de remuneração: percentual de sucesso para produtos desenvolvidos entre clientes do grupo; equity das empresas ou percentual do aporte captado. “São contratos que levam mais tempo”, diz Cordoni. A cada projeto fechado, a ideia é montar uma squad dedicada.

O momento não poderia ser mais propício para esse novo salto da VCRP Brasil. Desde a sua fundação, o faturamento da empresa saltou 1.500%, seguindo ritmo de crescimento como manda a cartilha do ecossistema de startups e inovação. No primeiro semestre deste ano, a receita aumentou 150% ante o mesmo período de 2020, superando as projeções, que apontavam um crescimento de 100%. A equipe já tem quase 50 pessoas e não para de crescer.

A expansão da VCRP também acompanha o aquecimento do ecossistema de startups e inovação no Brasil. De janeiro a maio, as startups brasileiras captaram US$ 3,2 bilhões em mais de 260 rodadas. O montante representa 90% do volume inteiro registrado em 2020, ano em que o mercado bateu recorde — US$ 3,5 bilhões — conforme dados da empresa de inovação Distrito.

“Somente nos primeiros meses de 2021 as startups brasileiras receberam US$3,5 bilhões em investimento. No mesmo período, só aqui no Grupo, nossas startups receberam mais de 1 bilhão de reais. De fato, o mercado está muito aquecido e a Bizz vai contribuir ainda mais para isso. Somos um marketplace de boas ideias e investidores com um apetite incrível”, comenta Cordoni

Time em foco

Mais que um mercado aquecido: a receita para o crescimento do Grupo VCRP, segundo Cordoni, está relacionado ao time da empresa e sua cultura horizontal, inclusiva e colaborativa.

Vinícius Cordoni, Ludmilla Amaral, Paula Bezerra e Renata Victal, sócios do Grupo VCRP Brasil (Divulgação)

À frente das empresas do grupo, além dele, estão profissionais e executivas experientes. Paula Bezerra, sócia do VCRP Studio, foi editora-executiva do CNN Brasil Business, coordenou a área de conteúdo da Creditas, além de ter passagens pela Exame e Istoé Dinheiro.

Já a sócia Renata Victal, que lidera a VCRP Tech, tem experiência em comunicação empresarial, com passagens por Petrobras, Klabin e Grupo Petrópolis, assim como atuação em mídias digitais, jornalismo impresso e online (TV Globo, Jornal do Brasil, Extra, O Dia e G1).

Na outra ponta, como sócia, COO do Grupo e CEO da VCRP Press, Ludmilla Amaral, liderou a área de relações públicas da Creditas e, antes, atendeu nomes como GetNinjas, DogHero e GEO Capital. Passou, ainda, pela revista IstoÉ e pelo jornal O Estado de S.Paulo.

“Estamos construindo uma cultura incrível em todo o Grupo VCRP Brasil. Nosso time é super engajado e vem construindo histórias super relevantes junto de nossos parceiros. Nada disso seria possível sem cada uma das pessoas que acordam todos os dias para fazer a comunicação acontecer”, diz Ludmilla.

 





    Conheça a solução da VCRP Brasil