Onze das 17 marcas de cartões de crédito preferidas pelos clientes são de fintechs

As "entrantes" também batem os "incumbentes" nos rankings de meios de pagamento e contas bancárias, segundo a SoluCX

Onze das 17 marcas de cartões de crédito preferidas pelos clientes são de fintechs. A conclusão é de uma pesquisa da SoluCX, obtida com exclusividade pelo Portal Fintechs Brasil. Assim, o grupo tem Credicard; Ourocard, do Banco do Brasil; Bitz, do Bradesco; três cartões do Itaú (Uniclass, Cliq e iti); Nu; Ame; C6; Inter; Magalu; Meliuz; Mercado Pago; PagBank; PayPall; PicPay; e Will.

A pesquisa avaliou 35 marcas, ouviu 18.794 clientes e o NPS médio (net promoter score, indicador que mede a satisfação dos consumidores com a marca) ficou em 59,4.

A consultoria também usa um método conhecido como “Jobs to be done” (algo como pontos a melhorar) para orientar as marcas a se reposicionarem melhor. No caso dos cartões, os três primeiros aspectos apontados foram limite de crédito, cashbanck e taxas. Mas o atendimento/resolutividade e o processo de contratação também podem melhorar.

Contas e pagamentos

Em contas bancárias, a situação praticamente se repete. Ou seja, só duas marcas de 13 são bancos (iti, do Itaú, e Bitz, do Bradesco). De forma geral, a satisfação dos clientes foi um pouco melhor nessa categoria: o NPS médio ficou em 61,7. A SoluCX ouviu 25.678 clientes de 38 bancos e fintechs. Em relação às oportunidades, a SoluCX identificou oito, e, curiosamente, o que os clientes mais querem é “mais lojas físicas”. Em seguida, aparecem tarifas e agilidade no atendimento.

Na categoria de meios de pagamento (basicamente, maquininhas de cartões), das 23 marcas apenas 8 foram certificadas e dessas, só duas de bancos. Para ser “certificada”, a marca precisa atingir NPS acima da média do setor. Neste caso, Stone, Cielo, Marcado Pago, PagSeguro, RecargaPay, Rede e SumUp. O NPS médio foi de 60,5.

De todas as adquirentes, os clientes querem melhores tarifas, custo/benefício e suporte.