Gente

Zoop anuncia novo CFO para liderar estratégia financeira da empresa

A Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados, anuncia a contratação de Ricardo Sonoda como seu novo CFO (Chief Financial Officer). Com mais de 23 anos de experiência em gestão financeira e planejamento com instituições do setor, Sonoda traz uma vasta experiência em fintechs e startups.

Com a missão de democratizar o ecossistema de pagamentos e serviços financeiros, a Zoop encontrou em Sonoda uma peça-chave na estratégia de inovação em pagamentos e serviços financeiros da empresa. “Estamos confiantes de que ele será um grande ativo para a Zoop, nos ajudando a atingir nossos objetivos estratégicos. Estamos ansiosos para trabalhar juntos e continuar liderando a inovação em serviços financeiros embarcados no Brasil”, afirmou Fabiano Cruz, CEO da Zoop.

Antes de ingressar na Zoop, Sonoda ocupou cargos de liderança em empresas como Provi, Cashme (Cyrela), Picpay, Banco Olé (Grupo Santander) e Webmotors, onde foi responsável por áreas de planejamento financeiro, controladoria, pricing, riscos, operações e cobrança. Também possui ampla experiência em produtos de crédito, bem como no mercado de meios de pagamento (adquirente e emissor).

“Estou muito animado em me juntar à Zoop para liderar a estratégia financeira da empresa. Desejo colaborar com a missão da companhia, que é muito clara e ambiciosa, e estou ansioso para contribuir com minha experiência nesta jornada”, afirmou Ricardo Sonoda.

Com formação em administração de empresas pela FAAP e MBA executivo em finanças pelo IBMEC, Sonoda é certificado como black belt e C-Level pela FGV. Sua experiência em liderança financeira e estratégica será fundamental para ajudar a Zoop a alcançar seus objetivos.

Empresa apresenta crescimento exponencial 

Com mais de 650 parceiros, incluindo grandes empresas como Sympla, OLX e Infracommerce, a Zoop se destaca no mercado e já possui mais de 500.000 contas comerciais digitais em sua solução Banking as a Service (BaaS).

Ao longo de 2022, a fintech processou mais de R$57 bilhões em transações, incluindo vendas através de soluções de pagamento para varejistas (P2B) via Pix, que é uma das soluções de pagamento de maior sucesso da companhia. Além disso, no mesmo período, foram quase R$150 bilhões em total de pagamentos processados entre suas plataformas de pagamento e bancárias (cash-in e cash-out). Somente em sua unidade de pagamentos, foram mais de 300 milhões de transações.