PicPay passa de 65 milhões de usuários; prejuízo mais do que dobra

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O super app PicPay terminou o ano passado com prejuízo de R$ 1,9 bilhão, mais do que o dobro em relação a 2020. No quarto trimestre, as perdas somaram R$ 515,7 milhões, com leve recuo de 0,3% ante o trimestre anterior.

As receitas líquidas totais mais do que triplicaram no período entre outubro e dezembro, para R$ 435,7 milhões. No acumulado de 2021, as receitas cresceram 193%, somando R$ 1,1 bilhão.

“O balanço do PicPay mostrou, mais uma vez, que nosso modelo de negócio é escalável e cada vez mais diversificado, com forte crescimento da receita e maior engajamento dos usuários”, disse André Cazotto, diretor de RI do PicPay, em post no blog da companhia.

No último trimestre do ano, o PicPay chegou a 62,9 milhões de usuários registrados (isto é, que baixaram o aplicativo e criaram uma conta), aumento de 62% ano contra ano. Em fevereiro, esse número já se aproximava de 66 milhões de usuários — mais precisamente, 65,8 milhões.

O número de clientes ativos, por sua vez, não representa metade (47,8%) da base total. No quarto trimestre, a fintech chegou a 30 milhões de usuários nessa categoria, com alta de 64,5% em relação ao mesmo período de 2020. O PicPay considera usuário ativo quem utilizou ao menos um recurso no app ou tem saldo em conta nos últimos três meses.

Os usuários transacionais no quarto trimestre (que fizeram ao menos uma transação no período) somaram 19,4 milhões — 30% da base total –, avanço de 49,2% ante igual intervalo de 2020.

Já os usuários transacionais mensais chegaram a 15,7 milhões em dezembro de 2021, alta de 36,5% ano contra ano. Em fevereiro, esse número passou de 16 milhões, de acordo com o PicPay.

A receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês) mais do que dobrou entre o quarto trimestre de 2020 e o mesmo período do ano passado. Ao final do último trimestre, cada cliente transacional do PicPay gerava, em média, R$ 89,9 em receita.

A fintech encerrou o quarto trimestre com um volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) de R$ 34,4 bilhões, alta de 29,4% ano contra ano. No acumulado de 2021, o TPV foi de R$ 91,9 bilhões. Em fevereiro deste ano, o indicador chegou a R$ 154,1 bilhões.

O TPV transacional (excluindo transações de cash-in e cash-out) foi de R$ 27 bilhões no último trimestre, 4x maior em relação a igual período de 2020. Na soma do ano todo, o indicador cresceu 3,5x, para R$ 69,6 bilhões. Em fevereiro deste ano, atingiu R$ 120 bilhões.

Os dados de 2021 indicam, ainda, que 19,6 milhões de usuários do PicPay têm saldo em conta. Essa quantidade representa um crescimento de 5,4x em relação ao ano anterior. No total, são R$ 6,3 bilhões depositados na carteira digital.

Rebundling

Numa estratégia de diversificação de negócios para, claro, monetizar sua grande base de usuários, o PicPay vem agregando ao app novos produtos e serviços, financeiros e não financeiros.

O movimento de ‘rebundling’ é semelhante ao feito por outros bancos digitais e tem como objetivo manter o cliente engajado e recorrente, utilizando um portfólio maior de serviços.

Além de pagamentos e serviços como conta digital remunerada, cartão e empréstimo, a fintech oferece um marketplace de produtos e serviços, com 266 sellers.

Nessa vertical, lançada em 2019, o GMV atingiu R$ 1,1 bilhão em 2021, mais do que o dobro ano contra ano. Foram 52,7 milhões de transações no ano passado, alta de 119,6% na mesma base de comparação.

No marketplace financeiro, vertical liderada por Frederico Trevisan, o PicPay adicionou no ano passado novos parceiros, como BV, Creditas, Digio, Empréstimo Sim (do Santander) — fruto da integração dos serviços do Guiabolso, adquirido em julho de 2021.

Ontem (28), a fintech anunciou a inauguração da operação de seguros, com um primeiro produto de proteção para transações de pagamento, desenvolvido em parceria com a seguradora Kovr. Assim como outras fintechs, a exemplo do Mercado Pago e do Nubank, o PicPay prevê lançar novas modalidades de seguros, como vida, celular e prestamista.

Em crédito, cinco dias atrás, a fintech divulgou que bateu R$ 1 bilhão em empréstimos originados, desde o início das operações. No quarto trimestre, liberou R$ 219,5 milhões em empréstimos, volume 5,4x maior em relação ao primeiro trimestre.

Em cartões, o PicPay encerrou o ano passado com um total de 12,8 milhões de cartões de crédito e débitos emitidos. Em fevereiro deste ano, o número já se aproximou de 14 milhões.

O TPV de cartões cresceu mais de 10x no quarto trimestre, para R$ 3,4 bilhões. No acumulado de 2021, somou R$ 7,6 bilhões, aumento de 15x ano contra ano.

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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders, além de artigos de executivos do setor

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