RADAR: Os números do Pix no Itaú e no Nubank; 180º Seguros traz advisor e mais

RADAR: Os números do Pix no Itaú e no Nubank; 180º Seguros traz ex-CEO da Mapfre como adviso e mais

Pix representa 30% dos pagamentos no Itaú

Não há dúvidas de que o Pix caiu no gosto dos brasileiros. Números divulgados hoje por Itaú Unibanco e Nubank evidenciam a supremacia do sistema de pagamento instantâneo. No maior banco privado do país, por exemplo, 30% do total de pagamentos realizados pelos clientes já são feitos via Pix, substituindo transações como dinheiro e cheque, e eletrônicas, como DOC e TED. Para se ter uma ideia, desde 2020 os saques de dinheiro caíram mais de 25% entre os clientes do banco.

De acordo com a análise do comportamento de consumo, relatório do Itaú que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros, o Pix representa 21% das transações de julho a setembro deste ano, contra 18% do débito e 61% do crédito (no mesmo período de 2021, o Pix representava 16%, o débito 22% e o crédito 62%). Ou seja, os consumidores já escolhem o Pix ao invés de cartão de débito na hora de suas compras, mostrando o sucesso do meio de pagamento instantâneo entre os brasileiros.

O Pix teve salto de 174% na quantidade de operações realizadas no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, e de 70% no valor transacionado — considerando as transações realizadas por clientes pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ).

Recentemente, o Itaú liberou a funcionalidade de iniciação de transação de pagamentos, permitindo realizar transações via Pix no app do banco utilizando saldo de outras instituições financeiras. A previsão é que os 30 milhões de clientes do banco tenham o serviço disponível nas próximas semanas. Em breve, a iniciação também será liberada para clientes PJ.

Já no Nubank, o Pix bateu recorde de atividade, com 1 bilhão de transações mensais — o banco digital não cita o volume financeiro que essa quantidade representa. De acordo com o levantamento da fintech, em outubro foram registradas 48 milhões de operações com Pix, entre entradas e saídas, em um único dia, um aumento de 18% em relação a setembro e crescendo acima dos cartões de débito e crédito.

Com 23% de participação de mercado em todas as transferências feitas via Pix no Brasil, o Nubank também faz parte de 39% de todas as operações externas (entre instituições financeiras diferentes) que utilizam o método.

“O Pix já mudou a forma como o brasileiro faz pagamentos e transferências. O mais interessante é observar o crescimento contínuo, ao mesmo passo que a tecnologia continua evoluindo e ampliando suas possibilidades para não apenas para pessoas físicas, mas para lojistas, em vendas on-line e muitos outros”, explica Livia Chanes, líder das operações do Nubank no Brasil, em nota.

180º Seguros anuncia Marcos Ferreira como advisor

A 180° Seguros, insurtech que atua no modelo B2B2C, acaba de anunciar a chegada de Marcos Ferreira como advisor. O experiente executivo será responsável por contribuir principalmente no direcionamento da companhia, oferecendo apoio na definição de parcerias estratégicas e do negócio, diz a empresa, em nota.

Com mais de 30 anos de experiência no setor de seguros, atuando como CEO, conselheiro e investidor, Marcos foi CEO da Nossa Caixa Vida e Previdência, além de CEO do Grupo Segurador BB e Mapfre, para as áreas de auto, seguros gerais e affinities, cargo que acumulou como CEO da Mapfre Seguros no Brasil.

Formado em economia e contabilidade, com especialização em gestão avançada de empresas pela IESE Business School, da Universidad de Navarra (Espanha), o executivo também foi CEO Regional Latam SUR da Mapfre, entre 2017 e 2020. Neste período, o executivo liderou as operações de seguros, de assistência e global risks na região que compreende Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai. Foi, ainda, membro do conselho do Grupo Segurador BB e Mapfre.

“A 180° é hoje uma das insurtechs que está liderando a transformação do setor, não só pelo seu modelo de negócio e estratégia de ‘embedded insurance’, como também pela proposta de valor que entrega aos seus clientes”, diz Marcos, em nota. “Ainda existem vários desafios a serem superados, o que nos traz muitas oportunidades para inovar e oferecer produtos diferenciados e que fazem sentido para o dia a dia dos consumidores. E, na nossa visão, esta junção de fatores é o caminho ideal para termos cada vez mais destaque no mercado de seguros.”

O CEO e cofundador da 180º, Mauro Levi D’Ancona, compleenta: “Quando criamos essa posição, nossa expectativa era um nome relevante do mercado, com senioridade, que unisse nosso potencial de escalabilidade e inovação, juntamente ao olhar maduro do ponto de vista de negócio e, então como o Marcos já havia ajudado a 180° pontualmente em outras oportunidades, vimos nele a pessoa ideal. Estamos muito felizes e certos de que essa parceria será um grande sucesso.”

Como o Finsiders mostrou em matéria exclusiva na semana passada, a 180º se prepara para acelerar o crescimento em 2023. A insurtech hoje atende 11 clientes e está prestes a lançar operações com mais seis empresas nos próximos meses. “São parceiros grandes que estão para entrar. Tudo o que estamos trabalhando agora é para crescer 10x no ano que vem”, disse Mauro, em conversa com o Finsiders.

Na lista de clientes divulgados pela insurtech estão nomes como Buser, Caju, iClinic, Loft, Nomah, Pipo Saúde, Solfácil e Zul Digital. Atualmente, a insurtech se pluga com 30 seguradoras, que têm presença em diferentes ramos.

Fretebras agora oferece cashback

Desde a criação da sua conta digital, em 2021, a Fretebras, plataforma online de transporte de cargas, já abriu 100 mil contas para caminhoneiros, e intermediou R$ 420 milhões em pagamento de fretes, informa o portal Fintechs Brasil, parceiro de conteúdo do Finsiders.

De acordo com a reportagem, a Fretebras agora está oferecendo aos usuários 10% em cashback quando abastecerem em um dos 2,8 mil postos parceiros e pagarem através da sua conta digital. Além disso, a empresa fechou recentemente parceria com a Pró-Frotas, que além de cashback também oferece preço melhor no diesel aos caminhoneiros, contou Thiago Chueiri, diretor da fintech da Fretebras, ao portal.

*A seção Radar publica uma curadoria de notícias curtas e relevantes sobre aportes, operações de M&A, parcerias, lançamento de soluções, entre outras novidades que interessam ao mercado de fintechs.

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