Credit as a service é a aposta da recém-lançada Focus Financeira

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A novata Focus Financeira quer ser vista como uma fintech com a robustez e a segurança de uma instituição financeira. Nascida como um spin-off da Focus Energia — comercializadora de energia que fez IPO em fevereiro deste ano –, a financeira começou a operar em outubro do ano passado, assim que saiu a licença do Banco Central (BC) — a Focus está enquadrada no segmento S4. Assim, sem muito alarde, agora a empresa começa a ‘dar as caras’.

“Nascemos 100% na nuvem”, conta ao Finsiders Leonardo Grapeia, diretor-executivo da Focus Financeira. Com mais de 17 anos de experiência no setor, o executivo fez sua carreira em instituições como Bradesco, Banco Pan, digio e, mais recentemente, foi head de novos negócios da Too Seguros (antiga Pan Seguros). Ao lado dele, na liderança da Focus Financeira, estão seu xará Leonardo Carvalho e Alexandre Antunes, ambos ex-Focus Energia.

Apesar de ter sido criada dentro da comercializadora de energia, a Focus Financeira opera de maneira independente e apartada. A companhia de energia não tem participação no business, mas os acionistas pessoa física da Focus Energia são também acionistas da Focus Financeira. “Temos um ‘chinese wall’ bem claro”, diz Grapeia.

Em vez de ir para o mar aberto com um produto de empréstimo pessoal, a Focus aposta num modelo de credit as a service (CaaS), com APIs de ponta a ponta para o processo de contratação de crédito, em modalidades de empréstimo pessoal, crédito direto ao consumidor (CDC), consignado, capital de giro e fiança bancária. “Fazemos modelagem e esteiras de crédito diferentes para cada cliente, numa operação 100% digital”, diz Grapeia.

A Focus mira negócios de diferentes setores e portes, que atendem o consumidor final, e queiram “embutir” produtos de crédito em sua plataforma. Um exemplo: um varejista ou e-commerce que busque oferecer um CDC digital (já que BNPL está virando tendência…) para o cliente.

Em menos de um ano, a Focus tem uma base de mais de dez parceiros ativos e outra dezena no pipeline. Entre os acordos já fechados estão os marketplaces de crédito Bom Pra Crédito (BPC), FinanZero, Guiabolso e EasyCrédito, além da empresa de maquininhas Lucree.

A meta é fechar 2021 com mais de 30 mil clientes — hoje, já são mais de 10 mil — e uma carteira superior a R$ 80 milhões em operações de crédito pessoal, seu carro-chefe.

A empresa também acaba de assinar um contrato com a fintech Flourish, revela Grapeia, com exclusividade ao Finsiders. Com isso, a Focus passa a ser a primeira instituição financeira no Brasil a usar a plataforma de recompensas e gamificação desenvolvida pela startup fundada na Califórnia.

Clientes que mantêm os pagamentos em dia e completam os desafios personalizados no aplicativo da Focus podem ser premiados com giftcards do Uber e UberEats, por exemplo, além de participar de um sorteio de R$ 10 mil todos os meses. O contrato faz parte do laboratório de inovação que a Focus acaba de criar, em parceria com a MBLabs.

“Queremos fomentar o uso consciente do crédito”, explica o executivo, antecipando que está previsto para setembro o lançamento do app da Focus, já integrando a tecnologia da fintech. “A experiência da Flourish em comportamento financeiro e nossa tecnologia white label permitirá que a Focus possa agregar muito valor para seus clientes em curto espaço de tempo e com quase zero código programado”, disse ao Finsiders Pedro Moura, cofundador e CEO da Flourish.

Quando perguntado sobre a ‘concorrência’ com outros players que vêm operando plataformas de banking as a service (BaaS), inclusive com crédito, Grapeia diz que a Focus é parceira de alguns nomes, entre eles, a Matera, que desenvolveu o core banking da financeira. Para o motor de crédito, a Focus tem uma parceria com a Função Sistemas.

O funding para as operações de crédito vem de emissões de CDB (Certificado de Depósito Bancário) principalmente, hoje distribuídos em algumas das principais plataformas de investimento, como XP, Modalmais, Genial e Easynvest by Nubank. A financeira também é participante do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

A FC Financeira — como é chamado oficialmente a Focus — encerrou 2020 com prejuízo líquido de R$ 7 milhões e PL de R$ 22,9 milhões. A carteira de crédito ficou em R$ 1,7 milhão e as receitas de intermediação financeira foram de R$ 127 mil.

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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