Paketá faz acordo com Febraban e lança programa de saúde financeira

A iniciativa de saúde financeira da Paketá é fruto de um acordo de colaboração recém-firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

A fintech Paketá, especializada em crédito para trabalhadores CLT, acaba de lançar um programa de saúde financeira. A iniciativa, batizada de Vamos Juntos Paketá, é fruto de um acordo de colaboração recém-firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O caso, aliás, será apresentado pela empresa na próxima semana no Febraban Tech, tradicional evento de inovação e tecnologia no setor financeiro.

Conforme explica Maurício Castro, chief marketing officer (CMO) da Paketá, o programa é resultado de um processo evolutivo da fintech para ir além do crédito pelo crédito. “Hoje entregamos saúde financeira por meio dos nossos produtos — empréstimo consignado privado, antecipação de salário e antecipação do saque-aniversário do FGTS. Agora, passamos a entregar saúde financeira por meio de um programa específico.”

Conscientização, diagnóstico e conteúdo

Segundo ele, a proposta é impactar os colaboradores das empresas conveniadas com um tripé formado por conscientização, diagnóstico e conteúdo/engajamento. Dessa forma, o objetivo é provocar mudança de hábitos na relação com as finanças.

“Assim como nas demais dimensões de saúde como a mental e a física, a saúde financeira não é algo que se conquista do dia para a noite, na leitura de um livro ou com uma imersão de um curso técnico, por exemplo.”

Na prática, a iniciativa funciona da seguinte forma: os funcionários das empresas respondem um rápido questionário online, que traz a classificação de sua saúde financeira, com base na metodologia do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), elaborado pela Febraban, com apoio técnico do Banco Central (BC). No total, são sete faixas de pontuação: ruim, muito baixa, baixa, ok, boa, muito boa e ótima.

Sem dar informações específicas de cada colaborador, o resultado desse diagnóstico é enviado de forma agregada, em um dashboard, para o RH das companhias. Posteriormente, para estimular o engajamento e a mudança de hábitos ao longo do tempo, a Paketá envia pílulas de conteúdo aos participantes.

Serviço adicional

Para a construção dos chamados “Minutos de saúde financeira”, a Paketá bebe da fonte do Meu Bolso em Dia, plataforma desenvolvida pela Febraban. Neste primeiro momento, o material é enviado por e-mail, porém a ideia é evoluir para outros meios. “No piloto, fizemos por e-mail, mas vamos abrir para outros canais. Acreditamos que o futuro do programa será pelo WhatsApp”, afirma Maurício.

Nos últimos meses, a Paketá rodou um projeto-piloto com cinco empresas. Assim, a intenção agora é levar o programa de saúde financeira como um serviço adicional, sem cobrança, para toda a base. Atualmente, a fintech atende mais de 2,3 mil empresas em todo o Brasil — o menor cliente tem 3 profissionais e o maior, 70 mil.

Conforme a evolução da iniciativa, a expectativa é medir a saúde financeira dos funcionários em intervalos de 6 meses a 1 ano. “A frequência do monitoramento vai depender de cada empresa. Queremos tangibilizar como evolui a saúde financeira [dos colaboradores das empresas].”

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