Artigo: 'Banco invisível' e a digitalização do setor financeiro

Digitalização abre espaço para a oferta de serviços financeiros embutidos em plataformas e marketplaces, escreve Suzy Ferreira, CEO da Dinie

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”Linha” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.14.2″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” global_colors_info=”{}”]

Por Suzy Ferreira*, exclusivo para o Finsiders

A digitalização do setor financeiro vem crescendo e transformando de forma consistente o mercado brasileiro nos últimos anos. Com a chegada das fintechs – que já somam quase 1.500 no país, de acordo com dados da Fincatch – o acesso a produtos financeiros intuitivos e ágeis tornou-se cada vez mais acessível para o consumidor.

O ecossistema de fintechs movimentou US$ 210 bilhões em negócios durante 2021, um recorde no cenário global. No Brasil, o investimento em startups triplicou no ano passado – dos R$ 46,5 bilhões arrecadados em investimentos, 30% foram diretamente para as fintechs e insurtechs, conforme estudo da KPMG e da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).

Entre outros motivos, esse crescimento expressivo se deu por conta da digitalização da economia originada pela pandemia da covid-19. O isolamento social durante mais de um ano acabou por acelerar uma forte migração na demanda de serviços tradicionais para os eletrônicos, o que aumentou a necessidade da criação de infraestruturas financeiras digitais inteligentes.

Essa tendência atingiu diversos setores, e empresas de diferentes tamanhos precisaram se adaptar e aprimorar sua experiência digital, evoluindo processos de entrega e cobrança para plataformas de e-commerce e marketplaces dos mais diversos.

De acordo com dados de um estudo realizado pela Edelman, 93% das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras mudaram a forma como trabalham, e adotaram novas tecnologias e soluções para prosperar.

Digitalização e PMEs

Pensando nesse mercado potencial de cerca de 17 milhões de PMEs que têm a necessidade do acesso ao crédito e outros serviços financeiros, a fintech Dinie se aproximou das plataformas e marketplaces para trazer o conceito de ‘banco invisível’.

Significa incluir serviços financeiros na jornada do usuário por meio de uma infraestrutura de ‘embedded finance’, trazendo comodidade para o pequeno empreendedor, que evita burocracias para acessar crédito e pode resolver tudo no mesmo ambiente em que seu negócio já acontece, sem a necessidade de altos investimentos.

Ao conectar comerciantes a soluções financeiras já existentes, plataformas e marketplaces podem focar em dividir suas estratégias de venda com as pequenas e médias empresas, enquanto as fintechs se responsabilizam por inovar e aperfeiçoar os benefícios financeiros em todas as pontas de forma constante e personalizada.

Suzy Ferreira, fundadora e CEO da Dinie (Divulgação)
Suzy Ferreira, fundadora e CEO da Dinie (Divulgação)

Com reforço especializado em diferentes frentes, os negócios brasileiros já vêm colhendo os frutos: segundo um levantamento recente da Locaweb, 41% dos entrevistados passaram a comprar online de PMEs no último ano, o que reforça o movimento de digitalização.

Os serviços financeiros incorporados às plataformas promovem facilidade de pagamento e condições comerciais diferenciadas, além de mais segurança ao promover transações em um único ambiente.

Isso faz com que o processo de ‘fintechzação’ seja cada vez mais consolidado, intensificando até mesmo o interesse dos bancos tradicionais em se movimentar na mesma tendência do ‘beyond banking’, agregando soluções em outros setores que também façam a diferença na vida do cliente.

Outra vantagem desse modelo é que os marketplaces e plataformas passam a agregar valor não apenas com a diversificação na oferta de serviços, mas também pela coleta de dados que mostram o comportamento de todo um setor, em tempo real, colaborando para retenção e engajamento com o cliente.

Estamos vivendo a era da digitalização dos sistemas financeiros, o que certamente revoluciona a maneira como os negócios acontecem. E-commerces e marketplaces foram os primeiros, mas ainda existem muitos setores a serem explorados, e que irão ditar o comportamento do mercado financeiro no curto e médio prazo.

*Suzy Ferreira é fundadora e CEO da Dinie, infraestrutura de crédito para plataformas B2B.

As opiniões neste espaço refletem a visão dos especialistas e executivos de mercado, e não a do Finsiders.

Leia também:

Por que o ‘embedded finance’ ganha força mundo afora, inclusive no Brasil

Varejo será metade do mercado de ‘embedded finance’ até 2030

Novas tecnologias e regulações habilitam ‘invisible banking’

Experiência do cliente pode ser diferencial para sucesso do Open Banking

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.14.2″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]

Conteúdos produzidos por jornalistas do Finsiders e artigos exclusivos de executivos e especialistas no setor financeiro

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]